A dieta paleolítica vem fazendo sucesso, pois ajuda no emagrecimento saudável e rápido, ideal para quem já tentou de tudo para perder peso.

Logo, é natural que as pessoas fiquem curiosas sobre o seu funcionamento, especialmente como colocá-la em prática para alcançar o peso desejado.

Então, a boa notícia é que a dieta paleo é bem simples de se entender e tem o seu funcionamento muito prático.

Assim, para sanar as dúvidas existentes, veja abaixo todas as informações importantes sobre esse plano alimentar.

as carnes são a base da dieta paleolítica

Mas afinal, o que é a dieta paleolítica?

A dieta paleo, como também é chamada esse plano alimentar, se trata de um tipo de alimentação cujo os fundamentos se baseiam no regime alimentar que os ancestrais tinham.

Por esse motivo, essa dieta se baseia em 19% a 35% de proteínas, 22% a 40% de carboidratos e 28% a 47% de gorduras.

Além disso, ela propõe o jejum prolongado, sem restrições ao consumo de carne, apenas a redução dos carboidratos, como mencionado acima.

Afinal de contas, no tempo das cavernas, a rotina dos Homo Sapiens restringia-se somente a carnes, sementes e frutas, alimentos que, segundo os especialistas dessa dieta, são suficientes para viver bem e saudável.

Sem contar que outro argumento usado a favor da dieta paleolítica é que foram justamente os excessos de carboidratos, sal, alimentos processados e açúcares que promovem doenças sérias e que afetam a saúde dos humanos, como diabetes, obesidade, distúrbios metabólicos, dentre outros.

Como fazer?

Fazer a dieta paleo é bem simples, uma vez que tudo que você precisa é excluir os alimentos processados, bebidas e açúcares, além de todo tipo de cereal e leguminosas.

Dessa forma, funciona muito além de um plano alimentar, sendo assim um estilo de vida.

Isso porque, você estará se alimentando conforme os antigos, onde não havia acesso aos alimentos processados.

Outro ponto interessante é que você não precisa contar calorias na paleolítica, o ideal é comer até se sentir satisfeito.

Então, como se tratam de alimentos naturais e saudáveis, você passa mais tempo com o estômago cheio e isso evita a ingestão de alimentos gordurosos e que causam o acumulo de peso.

legumes a vontade na dieta paleolítica

E o que comer na dieta paleolítica?

Para fazer a dieta paleo você precisa saber o que deve consumir, pois assim você consegue emagrecer fácil e alcançar os benefícios desse plano alimentar. Então, confira abaixo!

Carne à vontade

A carne proveniente de todos os tipos de animais é a base da alimentação paleolítica.

Como se sabe, a carne é fonte de proteínas e nutrientes de extrema relevância na alimentação, uma vez que fazem parte da composição alimentar e recuperação dos tecidos.

Além disso, a carne é substrato para produção de hormônios, enzimas, anticorpos e demais agentes metabólicos.

Sem contar que é na carne que estão concentrados a maior parte de aminoácidos essenciais, aqueles que não são produzidos naturalmente pelo organismo.

No entanto, é preciso tomar cuidado com esse consumo de carne livre e à vontade.

Isso porque, as proteínas ingeridas em excesso trazem efeitos colaterais, como a acidificação do sangue e até mesmo a sobrecarga dos rins.

Inclusive, o limite recomendado pela OMS é o consumo máximo de 30% das calorias diárias provenientes da proteína.

uma alimentação equilibrada é fundamental para qualquer dieta

Vegetais e frutas

Vale a pena encher o prato de frutas e verduras, inclusive para alcançar o equilíbrio no consumo das carnes.

Contudo, fique atento para não abusar, seguindo as recomendações corretas referente a quantidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aconselhado é consumir no mínimo 5 porções de 400 gramas de ambos e itens mencionados acima.

As frutas tendem a ser mais perigosas, uma vez que são mais calóricas que os vegetais. Então, entre as opções com menores calorias estão;

  • Morango;
  • Banana;
  • Mamão;
  • Kiwi;
  • Melancia;
  • Limão.

Os especialistas recomendam a ingestão crua desses alimentos, pois assim eles conservam suas propriedades e suas fibras.

Gorduras

Os ancestrais consumiam bastante gordura, especialmente aquelas oriundas dos animais e elas são extremamente importantes para o organismo.

As mais importantes e fundamentais são aquelas que trazem efeitos de redução do colesterol LDL.

Portanto, assim como na idade da pedra, priorize peixes, aves e carnes. As oleaginosas também ajudam na lista de gordura boas, como:

  • Castanhas;
  • Nozes;
  • Pistaches;
  • Amêndoas.

Água

A principal bebida da dieta paleo, obviamente, é a água, que é a forma realmente mais natural para alcançar a hidratação.

Consumir apenas esse líquido não tem qualquer desvantagem de acordo com os especialistas.

A maior dificuldade talvez seja com relação ao gustativa, uma vez que a água não tem sabor.

Do ponto de vista nutricional, a água é mais vantajosa ainda, pois ajuda o corpo a desempenhar as suas funções.

Dieta paleolítica emagrece mesmo?

A dieta paleo realmente emagrece, pois reduz de maneira brusca a quantidade de carboidratos nas refeições.

Então, por serem digeridas rapidamente, elas aumentam os níveis de glicose no sangue e posteriormente se transformam em gordura.

Dessa forma, fica evidente que pães, massas, bolos e outros alimentos ricos em carboidratos são um dos grandes vilões da perda de peso atualmente.

Como na dieta também há a alimentação de industrializados de maneira geral, consequentemente se tem uma menor chance de ganho de gordura.

 

Conclusão

Agora você já sabe o que é a dieta paleolítica e todas as informações importantes de como colocá-la em prática.

É importante lembrar que cada pessoa tem um ritmo e uma biologia própria, só um especialista pode orientar a melhor forma de perda de peso.

Na maioria dos casos relatados a dieta paleolítica tem demostrado eficácia na perda de peso, porém, sempre existem pessoas que não se adaptam.

Emagrecimento é um conjunto de atitudes com mudanças de hábitos alimentares, prática de atividade física e sono na medida certa.

Ajuste sua alimentação de acordo com suas necessidades buscando profissionais capacitados para direcionar sua dieta ao seu objetivo de perda de peso.

Sendo assim, agora é com você: use tudo que aprendeu ao favor da sua saúde e alcance o emagrecimento mais fácil e rápido também.

Afinal de contas, a dieta paleo funciona para a perda de peso e tem benefícios realmente impressionantes para prolongar a sua vida.

Este conteúdo é apenas informativo, sempre consulte um médico ou nutricionista

Leia também em nosso blog:

 

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais. Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

 

 

2 thoughts on “O que é dieta paleolítica?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *