Mitos e verdades sobre leite é o que não falta. São muitos até difícil de listar aqui. Tem quem acredita que só os humanos tomam leite de outro animal e isso não é correto, se fosse verdade também não comeríamos carne, porque somos o único animal que mata por prazer e não para saciar a fome, comemos muitas vezes por ganância, por status social, por falta de controle, etc.

É verdade que o leite possui uma proteína de baixa digestibilidade, principalmente nas crianças que ainda estão em formação, mas isso ao longo dos anos melhora e um percentual muito pequeno de pessoas tem intolerância na vida adulta.

Também é fato que muitas pessoas desenvolvem a intolerância  na vida adulta, mas isso acontece muitas vezes por uma alimentação errada como um todo, ai alguém tem que ser o “culpado” e as vezes sobra para o coitadinho do leite.

Existe uma diferença entre lactose e a proteína do leite. A lactose é o açúcar do leite, pouco presente nos iogurtes e coalhas, pois durante o seu processo de fabricação a lactose é praticamente eliminada.

Já a proteína do leite, a caseína, essa sim pode trazer grandes problemas para a saúde, como desconforto intestinal e inchaço. Não há tratamento, mas existe um remédio que pode ser tomado antes do consumo, mas apenas eventualmente, como aquele dia que você quer comer uma deliciosa pizza de quatro queijos.

Hoje existem exames clínicos avançados que diagnosticam com precisão estas e outras alergias. É importante ter certeza do diagnostico, pois o leite é uma rica fonte de proteína, cálcio e vitaminas, e apenas excluí-lo da alimentação podem faltar nutrientes importantes. Procurar um médico ou nutricionista é sempre a melhor opção.

No mercado de produtos naturais há várias alternativas que podem substituir o leite e seus derivados, desde produtos veganos que não possui nenhum ingrediente de origem animal, até os leites vegetais como de amêndoas, arroz e aveia.

Vamos dar aqui uma receitinha fácil de como fazer um leite vegetal.

 

amendoa

RECEITA DE LEITE VEGETAL

1litro de água

250g de amêndoas

Deixe à amêndoa de molho na água por aproximadamente 4 horas, descarte a água.

Coloque no liquidificador com 1 litro de água

Bata bem e coe e um pedaço de tecido fino como uma fraldinha ou voal.

Guarde na geladeira e consuma em até 2 dias.

Dicas:

Você pode substituir a amêndoa por aveia, arroz, castanha de caju crua ou castanha do para.

Também pode dar um toque especial colocando 1 colher de sopa de cacau em pó ou 5 gotinhas de baunilha.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *