O óleo de coco se trata de um óleo vegetal que tem origem da fruta Cocos nucifera, que é o coco mais tradicional, que todos conhecem e que é habitualmente encontrado.

Então, esse óleo pode ser extraído através da prensagem, solventes ou até mesmo por meio de processos diferentes e caseiros.

A grande vantagem do óleo de coco é que ele tem uma série de benefícios, sendo útil para a saúde e até mesmo para a pele.

Inclusive, é por conta dos seus benefícios que ele vem sendo cada vez mais incluído na rotina das pessoas.

Logo, se você tem dúvidas sobre a importância dele, confira mais sobre as vantagens e benefícios desse óleo abaixo. Veja!

óleo de coco e seus diversos usos

 

Previne e trata danos causados aos cabelos

Diversos estudos apontam que o óleo de coco ajuda a prevenir e tratar danos causados aos cabelos em razão da penteação e ainda é capaz de ajudar no tratamento dos fios danificados por química e termicamente.

Isso porque, segundo as pesquisas realizadas, o óleo tem o poder de prevenir a perda de proteínas e água dos cabelos, além de ser uma espécie de lubrificante.

Melhora nos níveis de gordura

Ainda existem estudos que apontam que esse óleo feito com coco é capaz de melhorar de modo significativo os níveis de gordura de mulheres que estão próximas da menopausa.

Este mesmo estudo mostra que o óleo de coco é capaz de reduzir o colesterol total, o que naturalmente acaba contribuindo para a diminuição no risco de doenças do coração, logo é um excelente substituto para manteigas, por exemplo.

Além disso, o estudo ainda constatou que o consumo do óleo do coco relava uma incidência baixa de hipertensão, acidade vascular cerebral e angina, por exemplo.

Previne a doença de Alzheimer

Apesar de o óleo de coco ser conhecido historicamente por ter uma grande quantidade de gordura saturada, um estudo disse que essa afirmação deve ser reconsiderada.

Isso porque, diferente das gorduras saturadas que são de origem animal, o óleo de coco tem ácidos graxos de cadeia média, que são os únicos que podem ser absorvidos e metabolizados pelo fígado.

Desse modo, são convertidos em fontes de energia alternativa para o cérebro, que podem ser benéficas para as pessoas que estão desenvolvendo ou já tem algum tipo de deficiência de memória, como Alzheimer, por exemplo.

 

Trata gengivite e a formação de placas nos dentes

Um outro estudo realizado mostrou que o óleo de coco é um excelente coadjuvante na diminuição da formação de placa e de gengivite induzida por placa – o que torna um verdadeiro aliado na higienização da boca diariamente.

Melhora diabetes

O estresse oxidativo é uma das principais características da diabetes mellitus.

De acordo com um estudo feito na PubMed, as propriedades antioxidante (entre diversas funções) presente no óleo feito de coco pode ter um efeito benéfico na melhora dessa condição.

Segundo esse estudo, isso acontece em razão do óleo de coco reduzir de modo significativo o nível de glicemia em jejum e ainda melhora a tolerância à glicose.

Ajuda a gastar mais energia e regula a fome

O óleo de coco tem triglicerídeos de cadeia média que aumentam o gasto de energia em comparação com a mesma quantidade de calorias das gorduras de cadeia mais longa.

Um estudo apontou que cerca de 15 a 30 gramas desses triglicerídeos diariamente são capazes de aumentar o gasto de energia em até 5%, totalizando assim 120 calorias por dia.

Além disso, o óleo de coco também possui o efeito redutor do apetite em razão do modo como seus ácidos graxos são metabolizados.

Em estudos, esse óleo também mostrou redução significativa do Índice de Massa Corporal (IMC) e da circunferência da cintura em um período de 12 semanas. Logo, o óleo de coco se torna um excelente aliado para quem busca perder peso.

Trata xerose

Peles escamosas, secas e ásperas e que coçam estão relacionadas à má funcionalidade na barreira de proteção natural da pele, uma condição que pode ser relacionada até mesmo pela água quente do banho.

Segundo alguns estudos, o óleo de coco é um excelente hidratante para essas condições, apresentando efeitos antissépticos e é mais eficaz que os óleos minerais.

Mata vírus, fungos e bactérias

Quando consumido, o óleo de coco também é responsável por matar vírus, fungos e bactérias.

No geral, isso só é possível em razão da monolaurina e do ácido láurico presente nessa substância.

Como usar?

Agora é o momento de aprender como fazer uso do óleo de coco para usufruir de todos os benefícios que ele tem a oferecer.

Na comida

Pode ser incluído na comida, em bolos, cremes e mousses, dando um toque saudável e cremoso para a sua receita.

Cosméticos

Além de ser um bom hidratante corporal e que pode ser unificado à óleos essenciais, garantindo benefícios para a pele, o óleo feito de coco também tem a função de ser um esfoliante, quando misturado juntamente com a borra de café.

Use para retirar a maquiagem, passando um pouco de óleo no rosto e limpando cum um algodão macio.

Em momentos em que a temperatura está muito baixa ou elevada, por exemplo, o óleo também pode ser um excelente hidratante labial.

Além disso, quando misturado a óleos essenciais bactericidas, por exemplo, ele ainda tem a função desodorizar e ao mesmo tempo hidrata as axilas.

Higiene bucal

O óleo de coco é também eficaz no tratamento da placa dentária e da gengivite ocasionada pela placa. Logo, que tal inclui-la na sua rotina de higienização diária?

Conclusão

Agora você conhece tudo sobre o óleo de coco e seus benefícios, que, como você deve ter percebido, são diversos e muito importantes para a saúde.

Além disso, você ainda entendeu como pode utilizar esse óleo na sua rotina de forma saudável e correta.

Em todo caso, é importante que você sempre siga a orientação do fabricante, respeitando a dosagem e o período de utilização ou consumo.

Com isso, você será capaz de usufruir de todas as vantagens que o óleo de coco tem a oferecer.

·       Leia também em nosso blog:

 

 

 

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:

www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *