Ano novo vem cheio de promessas e intenções de mudanças, que tal uma reflexão alimentar?

Isso mesmo? Vamos refletir sobre o que ingerimos?

E quando falamos em reflexão alimentar, não estamos nos referindo a dieta, ou ingestão calórica, mas o que estamos fazendo com o nosso corpo.

Vamos fazer um exercício e pensar em nosso corpo como um carro, que precisa de combustível para se movimentar, precisa de manutenção para não causar acidentes e precisa de atenção plena quando está sendo conduzido.

Seu corpo seu carro.
Como você trata seu corpo?

Se você abastecer com um combustível de má qualidade ele vai continuar andando, correto? Não vai parar, mas internamente, sem que você perceba, ele está em colapso.

Suas engrenagens estão sendo afetadas, o motor está trabalhando mais do que deveria e, em algum momento, o carro vai parar e você terá que gastar um bom dinheiro para deixa-lo em ordem novamente.

A diferença do carro para nós é que o carro você vende e compra um novo, já para o nosso corpo não existe tal possibilidade, nunca vimos um corpo a venda na prateleira de um supermercado. Uma gondola com promoção de pâncreas, ou quem sabe compre um rim e leve outro com 30% de desconto.

Pense que seu corpo é o carro que você ganhou ao nascer e que terá que permanecer com ele até o dia da sua morte, não tem como trocar por um mais novo. O seu “carro” é responsável por te conduzir onde você quiser e sem ele você não sai do lugar. Neste caso pensando no seu corpo como um carro o que você faria com ele?

Colocaria combustível improprio? Deixaria de fazer as revisões?

Se você não faria isso com um carro porque faz com o seu corpo?

O que ingerimos ao longo do nosso dia determina como será nossa vida no dia seguinte, em uma cadeia sucessiva de erros e acertos.

frutas orgânicas empório manjericão
alimentos orgânicos são fundamentais

Temos presenciando muitos casos de pessoas que cuidam do seu corpo como um carro, mas só pelo lado estético, ou seja, o carro está sempre brilhando e encerado, mas continua usando um combustível ruim.

Vemos pessoas se preocupando com a roupa que veste, com o corte de cabelo, a limpeza de pele, mas continuam ingerindo “lixo”. De nada adianta o carro reluzindo se não sai do lugar.

Ninguém aqui está falando para deixar de se cuidar externamente, afinal é muito bom olhar para o espelho e ser ver linda, mas e a parte interna que você não consegue olhar, como está?

Só porque você não consegue ver seu fígado ou seus rins do espelho do banheiro não significa que eles não estão ali, trabalhando incansavelmente 24 horas por dia, 7 dias na semana, 365 dias no ano.

Qual a sua relação do dinheiro com o que você ingere em alimentos?

Ouvimos muitas pessoas comentarem: comida saudável é cara, não é para mim, precisa ser rico para comer orgânico.

Caro? Podemos te garantir que é a conta da farmácia, do médico, do hospital é muito mais alta, e você vai dar um jeito para pagar, afinal vai querer se manter vivo.

Pense na relação alimento saudável x dinheiro. Vemos muitas pessoas que vão ao salão de beleza toda semana, mas não pagam 30% a mais em uma verdura orgânica. O que é mais importante a unha pintada ou consumir menos veneno?

O que é mais importante o sapato novo ou pagar uma academia para manter seu coração ativo e saudável?

Qual a sua relação com a parte do seu corpo que você não vê, mas que te mantem vivo a cada dia que você levanta da cama.

O que te move? O que está fora ou dentro de você? O que faz o seu carro andar? Até onde você quer ir? Com qual condição?

Responda a estas perguntas e decida o que você irá comer pelo resto da sua vida.

Faça pequenas mudanças, como, por exemplo:

– Pare de comprar produtos industrializados, faça seu próprio alimento.

– Experimente novas misturas, você já é adulto e aquela conversa de que não gosto disso ou daquilo precisa ser rompida. Aventure-se a novos sabores. Rompa paradigmas.

– Invista em seus alimentos assim como você investe para ficar mais bonita externamente, consuma produtos orgânicos.

-tire definitivamente o a açúcar da sua vida

– Diminua o consumo de produtos de origem animal, ajude você e o planeta e ter uma vida melhor.

– Vá a feira e não ao supermercado.

– Mexa-se, deixe o carro mais longe, vá a pé, não use o elevador.

– Livre-se das dietas da moda, a natureza tem ABSOLUTAMENTE tudo o que você precisa literalmente ao alcance das suas mãos.

Então, o que desejamos e que você tenha uma nova consciência alimentar, que mesmo sem poder olhar seus órgãos internos no espelho toda manhã, reflita qual o combustível que você vai ingerir.

Reflita e vida nova, vida que segue! Feliz 2019.

Leia também em nosso blog:

Diabetes Infantil uma epidemia

A importância da meditação na dieta

Apreender a ler rótulos, pode ajudar a emagrecer.

Intestino lento, saiba como melhorar

Mais disposição no seu dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *