Comprar produtos a granel é uma grande vantagem, mas fique atento aos cuidados na hora de escolher o local em que irá adquiri-los.

Entre as vantagens de consumir a granel está a quantidade, comprar em pequenas porções evita o desperdício e ainda economiza dinheiro.

Algumas vezes é necessário apenas uma pequena quantidade para testar uma nova receita ou preparar aquele prato especial. Normalmente nas gondolas dos supermercados as embalagens possuem uma quantidade grande e que será perdida após o uso, principalmente se for um ingrediente pouco utilizado no dia a dia.

Adquirir alimentos a granel também é uma maneira de estar sempre com itens frescos e sem conservantes, parte do que está na prateleira do supermercado tem artifícios para mantê-los com maior tempo de validade.

O mercado de venda a granel cresceu bastante nos últimos anos é importante que se tenha alguns cuidados ao escolher o local onde irá adquiri-los.

Loja de produtos naturais de qualidade só no Empório Manjericão
Qualidade acima de tudo

Ao entrar em uma loja de produtos naturais você deve observar os seguintes pontos:

1 – Limpeza geral da loja, aspectos como chão, prateleiras e banheiro falam muito sobre o local.

2- Condições dos potes, tampas quebradas, transparência, poeira, abastecimento.

3- Uso de touca nos cabelos e luva dos atendentes na hora de manusear os produtos.

4- Informação sobre a proibição de abertura dos potes pelos clientes.

5- Se a loja mistura produto novo com antigo, pergunte de que forma é feita a reposição.

6- Estoque grande pode indicar produto velho, para que eles se mantenham frescos é importante que o estoque seja controlado. Alguns lugares compram em quantidades maiores para ganhar no preço sem se preocupar com o giro.

7- A loja possui ar condicionado? A temperatura é fundamental para manter os produtos íntegros.

8- Higienização dos potes? Eles são lavados com frequência?

9-Etiqueta com data de validade. Toda venda a granel deve ter data de validade na etiqueta.

10- Dedetização própria em locais que manipulam alimentos. São empresas especializada neste segmento e o estabelecimento deve estar em dia com esta prática.

11- As embalagens usadas são biodegradáveis? A loja está sendo sustentável com o planeta e o meio ambiente?

12- Potes muito grandes podem significar que os produtos ficam lá por muito tempo, potes menores exigem reposição com mais frequência.

13-uso e cuidado do uniforme dos funcionários devem sempre estar limpos.

uso de luvas e potes limpos são indícios de boa higiene.
uso de luvas é fundamental

Mesmo com todos os cuidados acima pode acontecer de ao comprar um produto a granel depois de uns dias aparecer “bichinhos”, isto é frequente no verão e comum em farinhas e grãos. Não necessariamente o que você comprou está impróprio para consumo, mas algum inseto pode ter colocado um ovo durante o período de crescimento da planta e o mesmo só eclodir meses ou até anos depois em função do aquecimento da temperatura.

Encontrar alguns insetos em farinhas e grãos não faz mal à saúde, conforme matéria publicada na revista Veja, mas vamos combinar que não é nada agradável. Muitas culturas tem o hábito de se alimentar destes pequenos seres. Tudo é uma questão cultural, mas por aqui a gente não gosta disso, não é mesmo?

Por exemplo, no México o inseto que aqui conhecemos com o nome de maria fedida é usado no recheio tacos. Dá para imaginar?

Então ao comprar seus produtos a granel dá uma conferida se é seguro e confiável.

Leia também em nosso blog.

Como substituir as farinhas nas receitas

10 dicas de farinhas funcionais para melhorar a saúde

Como armazenar grãos de forma correta

Vantagens e desvantagens de comprar produtos a granel

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel. Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nossa newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *