Na correria do dia a dia, na falta de tempo para ir à feira ou ao supermercado comprar frutas frescas, muitas pessoas tem aderido ao consumo de frutas desidratadas. Elas têm sido incluídas nos lanches, deixada na gaveta do escritório para controlar a vontade de correr até a lanchonete e comer um pão de queijo. No carro para quem trabalha na rua e fica impossível de levar frutas frescas. Elas são praticas porque não precisam ser lavadas, descascadas e nem conservadas refrigeradas.

Há registros que as primeiras frutas desidratadas foram produzidas no do século I pelo Árabes como uma forma de conservação da colheita e o consumo por mais tempo. Mas conta a história de que elas também eram secas para serem utilizadas em remédios pelos alquimistas, Nostradamus inclusive em um de seus livros escreveu receitas de frutas desidratadas e em conserva para efeito terapêutico.

 Muito pouco se mudou no processo de desidratação, é claro, que hoje existem equipamentos próprios para isto, mas você também pode fazer o processo em casa no próprio forno ou comprar uma desidratadora que custa em média R$250,00.

banana

No forno, você deve manter uma temperatura entre 50 e 60 graus, o tempo vai depender da fruta, mas atenção se a desidratação não for completa o alimento pode desenvolver bactérias e ficar contaminado.

E as frutas secas são realmente saudáveis?

Sim, sem dúvida elas são. E ainda aumenta o tempo de vida útil da fruta, chegando em média durar até 60 dias.

No processo de desidratação há uma maior concentração de fibras, por exemplo, o damasco tem o dobro de fibras, a uva passa tem 3 vezes mais fibras que a uva in natura. O açúcar da própria fruta fica mais concentrado quando a água é retirada, por isso muitas pessoas acham que tem acréscimo de açúcar, mas isso não é verdade. Exceto se a fruta for desidratada e glaceada ou cristalizada.

abacaxi

Importante é lembrar que no processo de desidratação as frutas diminuem de tamanho, portando 5 fatias de manga é quase uma manga inteira, 6 a 8 fatias de abacaxi é quase um abacaxi inteiro. O consumo deve ser feito com cuidado, principalmente para quem quer perder peso.

No Empório Manjericão você encontra as seguintes frutas desidratadas:

 

cramberry

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *