A campanha segunda sem carne vem ganhando adeptos no mundo inteiro. É uma campanha que tem como objetivo conscientizar as pessoas do consumo excessivo de carnes e da matança desnecessária de animais, além dos impactos causados no planeta. São 35 países que aderiram a campanha, uma causa que envolve praticamente o mundo todo.

Para a produção de 1kg de carne é necessário que o animal consuma de 10 a 16kg de ração, que é feita a base de cereais e 15.000, isso mesmo 15 mil litros de água potável.  Pesquisas indicam que grande parte do desmatamento que acontece no Brasil não é só para pastagem, mas também para plantação de cereais como milho e soja para alimentar os animais.

Sem falar nos gases que provocam o efeito estufa e os maus tratos com os animais.

No Brasil, em algumas cidades, a campanha já foi adotada nas merendas escolares e no projeto Bom Prato. Muitos restaurantes e pessoas famosas como a Bela Gil também fazem parte da campanha.

Não é uma campanha para tornar as pessoas vegetarias, apenas para informar e trazer consciência do que estamos fazendo com o planeta, e caso isso não mude quais são as consequências em um futuro muito breve.

O pedido aqui é que, apenas e somente, uma vez na semana você deixe de consumir produtos que contenham carne, seja no café da manha, no almoço, no lanche ou no jantar. Não parece tão difícil assim!!

Você pode envolver seus filhos, amigos, parentes e colegas de trabalho ou escola. É apenas um dia na semana para ajudar o planeta, tente você vai sentir uma melhora na sua saúde e na sua consciência ambiental.

Para saber mais sobre esta maravilhosa iniciativa clique:

http://www.segundasemcarne.com.br

http://www.meatfreemondays.com/

 

Vamos dar uma dica de como preparar a carne de soja que você pode usar para substituir a carne moída em molhos, recheios, quibes, refogados, etc..

CARNE DE SOJA BACON

CARNE DE SOJA REFOGADA

Ingredientes:

 

Junte todos os ingredientes e uma vasilha, deixe de molho por aproximadamente 15 minutos. Escorra e aperte bem para sair à água. Leve ao fogo com o azeite ou o óleo de coco e dê uma leve refogada por uns 5 minutos, se preferir pode incluir mais temperos.

Dicas:

  • Quando você tempera a água que a soja ficará de molho ela fica mais saborosa.
  • Você pode substituir os temperos por um mix de temperos desidratados como Tempero Ana Maria, Edu Guedes ou Tempero Baiano. Nunca use estes temperos prontos industrializados, ales fazem muito mal a saúde.
  • Você pode acrescentar legumes pré-cozidos a sua carne como cenoura, batata, chuchu, abobora entre outros.
  • Para molho de macarrão basta acrescentar o molho ao seu refogado e deixar aquecer mais um pouco.
  • Pode também acrescentar as proteína de soja sabores como a de bacon ou salsa e cebola, mas neste caso diminua a quantidade de sal, pois elas já são temperadas, No caso das proteínas de soja sabores não é necessário deixar de molho.
  • A proteína de soja sabor bacon e galinha não possuem nada de origem anima, apenas são aromatizadas.

TEMPERO EDU GUEDES

 

O EMPÓRIO MANJERICÃO apoia a Campanha Segunda sem carne.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *