Será que tenho diabetes? A diabetes, assim como a depressão parece ser o mal do século. A cerca de uns 20 anos era considerada uma doença que atingia, na sua grande maioria, apenas idosos. 

Estima-se que mais de 500 milhões de pessoas possuam a doença no mundo, segundo a OMS. Os dados são alarmantes, em 1980 eram 108 milhões. 

No Brasil são mais de 16 milhões de portadores da doença.

Morrem ao ano 3,7 milhões de pessoas por enfermidades causadas pelo diabetes no mundo, entre elas problemas renais crônicos e trombose.

O que é o diabetes?  É uma doença que causa um descontrole de açúcar no sangue, que é causado pela falta de um hormônio chamado insulina que é produzido pela pâncreas.

São dois tipos de diabetes: tipo 1 e tipo 2

Diabetes tipo 1: que é na sua grande maioria hereditária e surge muitas vezes na infância e adolescência. Considerada a mais grave, pois o pâncreas para de produzir a insulina, é uma doença autoimune.  

Por acometer, na quase sempre, pessoas muito jovens o seu diagnostico raramente é feito através de exames preventivos de rotina.

Os pacientes geralmente descobrem quando tem uma crise de hiperglicemia (alta taxa de açúcar no sangue) que leva a desmaios, não raro ao coma e às vezes até a morte. Mas alguns sintomas podem ser sentidos antes que isso aconteça como uma sede incomum, cansaço excessivo, muitas idas ao banheiro, principalmente à noite, emagrecimento repentino e sem motivo aparente. 

Pessoas com diabetes tipo 1 normalmente precisam fazer uso constante da insulina e um rígido controle alimentar, o não cuidado com a saúde pode levar a casos graves de insuficiência renal, cegueira e amputações dos membros.

Diabetes tipo 2: ocasionada na grandíssima maioria das vezes por hábitos alimentares nada saudáveis. O consumo de produtos industrializados, refrigerantes, doces, pães e massas em excesso podem levar rapidamente a um caso de diabetes tipo 2. Hoje é muito comum crianças de 5, 6, 7 anos com diabetes por alimentação errada.

Nem sempre é necessário o uso de insulina para o controle, mas o não cuidado pode levar a um agravamento muito sério da doença.  Mudanças na alimentação associado à atividade física já é meio caminho andado para controle do diabetes.

Vale lembrar que diabetes não tem cura, portanto é uma doença que você terá que lidar com ela pelo resto da vida. Por mais que a medicina esteja avançada quem é que quer ficar doente?

Para saber se você tem diabetes é muito simples, você pode pedir um exame de sangue para seu médico ou ir a qualquer posto de saúde que normalmente eles medem na hora.

Anualmente as prefeituras associadas a hospitais particulares fazem mutirões da saúde e profissionais fazem o exame e orientam sobre o tratamento ou encaminham para um especialista.

 

ótima para controle do açúcar no sangue
Semente de chia

Como prevenir o diabetes?

Como já dizia minha avó: “é melhor prevenir do que remediar”. A alimentação é fundamental, não só para não ter diabetes, mas também outras doenças como colesterol e até câncer.

Se você já é diabético deve excluir o açúcar e procurar consumir produtos integrais, inclua na dieta alimentos ricos em fibras como:

 

rica em fibras ótimo para diabetes
Farinha de banana verde

Cuidado com os produtos diets, muitos tiram o açúcar, mas aumenta à gordura que é tão maléfica quanto o açúcar, apreenda a ler os rótulos e a monitorar o índice de açúcar no sangue.

Viva com mais qualidade, acrescente vida aos seus dias e não dias a sua vida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *