Na Europa o açafrão é uma pequena parte de uma flor, crocus sativus, cultivada em países de temperatura mais fria. Conhecido também como ouro vermelho, pois seu preço é exorbitante. Tem muitas propriedades medicinais e é utilizado muito na culinária espanhola, na preparação de pratos que levam peixes e frutos do mar.

flor-do-acafrao

Conhecido no Brasil como açafrão, açafrão da terra ou cúrcuma, que é diferente do europeu., mas não perde em nada em termo de propriedades, que também são fantásticas.

O açafrão da terra tem um formato parecido com o gengibre, dizem até que é da mesma família, fácil de cultivar é largamente utilizado na culinária indiana. Ele é utilizado puro ou no tempero curry, que se trata de uma mistura de condimentos que leva além do açafrão a pimenta e o cominho.

acafrao

Muito utilizado como corante, sua cor, uma amarelo forte era usado na antiguidade para colorir roupas e tapetes. Em casa deixa os potes de plásticos manchado, então o melhor é sempre armazenar em vidros.

Tem sabor suave, quase lembrando terra, e pode ser utilizado em diversos pratos sem alterar o sabor do alimento. No arroz, feijão e tempero de carnes.

Seus benefícios são inúmeros e está cotado entre os 10 alimentos mais importantes do mundo. Consumi-lo todos os dias é ajudar a garantir uma vida mais longa e mais saudável. E não precisa muito, ingerir diariamente, em jejum, uma colher de café misturado em meio copo de água já é o suficiente.

Entre seus milhares de benefícios estão:

  • Melhora a saúde dos olhos
  • É um poderoso anti-inflamatório principalmente para dores articulares.
  • Previne vários tipos de câncer, entre eles de fígado e ovário
  • Riquíssimo em antioxidantes
  • Melhora a memoria
  • Previne o Alzheimer
  • Faz bem para a pele
  • Aumenta a libido

O açafrão da terra pode ser consumido em raiz, pode ser ralado e acrescentado como tempero. No suco verde também é uma ótima forma de consumi-lo.

Em casa de produtos naturais você acha o açafrão em pó pronto para o consumo, mas atenção, muitos são misturados com fubá, compre em locais confiáveis para que você adquira um produto puro, a medida é o preço, se for muito barato desconfie, pois pode estar misturado com fubá.

acafrao-22

No Empório Manjericão você encontra em pó, em algumas épocas do ano temos o orgânico em forma de raiz. Curta nossas pagina no facebook e Instagram e fique sempre por dentro das novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *