Existem vários benefícios do chá de erva cidreira, sendo ele mais conhecido por tratar problemas digestivos.

No entanto, as vantagens dessa bebida vão muito além disso, uma vez que existem diversas propriedades nessa erva.

Então, se você ainda não é adepto desse líquido, alguns motivos abaixo vão fazer você mudar de ideia agora mesmo.

Isso porque, há muitos benefícios do chá de erva cidreira que são impressionantes. Confira!

Reduz a ansiedade e depressão

Alguns sintomas comuns da ansiedade e depressão podem ser reduzidos através do consumo do chá de erva cidreira.

Em um estudo da revista Nutrients foi analisado a influência de suplementos de erva cidreira em outros alimentos sobre as funções cognitivas.

Assim, pode-se perceber que o humor dos participantes melhorou bastante e os níveis de ansiedade foram amenizados.

Portanto, o consumo da erva cidreira ajuda a elevar os níveis de GABA no cérebro e reduz os sintomas da ansiedade, pois causa um efeito calmante que melhora e diminui o estresse.

É válido citar que aqui se fala em reduzir e amenizar a ansiedade, logo não é recomendado abandonar o tratamento convencional.

Melhora a função cognitiva

O mesmo estudo feito na revista Nutrients atestou que a redução da ansiedade depois do consumo do chá de erva cidreira também mostrou os efeitos da erva na função cognitiva.

Nesse estudo, os participantes fizeram várias tarefas cognitivas que envolviam a memória, matemática e concentração.

Ao ser feito a análise dos resultados, os cientistas puderam observar um desempenho melhor nas atividades e um nível de alerta bem mais alto entre aqueles que fizeram o consumo do chá.

Além disso, outras pesquisas que foram publicadas em 2003 também mostravam a ligação da erva cidreira com receptores nicotínicos do cérebro, ajudando a aprimorar a memória e o estado de alerta.

Alívio das náuseas

Um dos benefícios do chá de erva cidreira é também o alívio das náuseas, uma vez que essa bebida é bastante útil no tratamento de sintomas gastrointestinais.

Segundo a pesquisa feita, o indicado é consumir uma xícara de chá ao sentir náusea e assim, em pouco tempo, já é possível ter um alívio para esse sintoma.

Acaba com o estresse

A erva cidreira também é conhecida por aliviar sintomas ligados ao estresse, já que ela relaxa e promove a melhora do humor.

A prova disso é quem estudo realizado em 2004, onde foi mostrado que a erva cidreira alivia os efeitos de estresse psicológico induzido.

Assim, os participantes da pesquisa relataram uma sensação de calma e redução do estado de alerta depois do uso do chá dessa erva.

Dessa maneira, em momentos de estresse, um chá de erva cidreira é bastante recomendado para aliviar essa situação.

Tratamento de distúrbio do sono

Uma pesquisa feita em 2006 indica que a junção de erva cidreira com valeriana é útil para aliviar a inquietação e tratar distúrbios do sono, como é o caso da insônia, por exemplo.

Segundo esse estudo, pessoas que fizeram uso de doses combinadas das ervas tiveram uma melhora de 70% a 80% dos sintomas.

Além disso, outra pesquisa em 2013 atestou que o chá da erva cidreira combinada com a valeriana ajudou a melhorar a qualidade do sono em cerca de 100 mulheres com menopausa – que são mais suscetíveis a desenvolverem depressão, ansiedade e distúrbio do sono.

A elevação dos níveis de GABA no cérebro produz um efeito sedativo leve que ajuda a acalmar e a produzir mais serotonina, um neurotransmissor ligado a sensação de prazer e bem-estar.

Combate a diabetes

Uma pesquisa de 2010 publicada no jornal British Journal of Nutrition mostrou que um dos benefícios do chá de erva cidreira é a redução dos níveis de açúcar no sangue e uma diminuição do estresse oxidativo comumente visto em quem sofre com diabetes.

Sem contar que alguns pesquisadores alemães em 2014 afirmaram que a erva cidreira pode ajudar e prevenir diabetes do tipo 2.

Desse modo, consumir esse chá é uma excelente ideia para controlar os níveis de glicose dentro do sangue.

Efeito anti-inflamatório

O chá de erva cidreira também tem uma grande vantagem, ele apresenta efeito anti-inflamatório que ajuda a reduzir a inflamação, aliviando a dor e protegendo o corpo contra diversas doenças.

De acordo com um estudo de 2012, condições inflamatórias como dor de cabeça, reações alérgicas e artrite podem ser tratadas com a utilização de erva cidreira por conta dos compostos anti-inflamatórios encontrados nessa planta.

Além disso, outras pesquisas de 2013 atestaram que esse efeito anti-inflamatório da erva tem ligação com a redução dos níveis de TNF-alfa e de proteínas envolvidas nesse processo inflamatório.

Alívio da indigestão

Um dos benefícios de chá de erva cidreira mais conhecidos é o alívio da indigestão, que apresenta sintomas como dor e desconforto gastrointestinal.

A pesquisa que mostra isso foi feita em 2010, onde foram analisados os efeitos dessa erva em pacientes com problemas digestivos.

Assim, foi constatado que os participantes que fizeram o consumo da erva depois de uma refeição tiveram uma redução significativa nos sintomas da indigestão.

Esse é um benefício da erva cidreira ocorre por conta da presença de compostos em sua composição, como citronela, beta-cariofileno e linalol que tem propriedades que evitam o acúmulo de gases e espasmos estomacais.

Protege a saúde do fígado e do coração

Alguns estudos mostram que a erva cidreira ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos e melhora a síntese de colesterol no fígado.

O estudo mostra que a erva ajuda a reduzir o risco de câncer de fígado.

Outra pesquisa publicada em 2016 mostra que a erva cidreira é capaz de diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial, além de proteger o coração de certos tipos de lesões cardíacas.

Qual a quantidade de chá de erva cidreira recomendada?

Para obter os benefícios do chá de erva cidreira é preciso fazer o consumo consciente dessa bebida para não sofrer com efeitos colaterais.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o recomendado é ingerir 3 xícaras por dia, sem ultrapassar 12 gramas de folha ou 600 ml de chá.

Como preparar o chá?

Para preparar o chá você deve usar uma colher de chá da erva cidreira para 200ml, ou 1 colher de sopa para 1 litro de água.

Primeiro ferva a água, desligue o fogo, coloque a erva cidreira, tampe e deixe descansar por 15 minutos.

Coe e tome, nunca deixe ultrapassar a 4 horas depois do preparo para ingerir, ele pode perder as propriedades.

Ele também é delicioso gelado, como um refresco.

Faça o chá e deixe gelar, coloque um limão espremido e folhas de hortelã.

Fica uma delícia.

Use também para preparos de bolos, substituindo o leite pelo chá de erva cidreira

 

Conclusão

Como visto, há muitos benefícios do chá de erva cidreira, desde que o seu consumo seja feito de maneira adequada, é claro. Então, comece a adicionar na sua alimentação essa bebida.

Este conteúdo é apenas informativo, sempre consulte um médico ou nutricionista

Leia também em nosso blog:

 

 

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *