Em época de imediatismo a procura por suplementos que prometem milagres cresce a cada dia, entre eles a cafeína, mas será que ela emagrece ou engorda?

É sabido que o café tem a capacidade de manter uma pessoa mais alerta, mas atenta e até tirar o sono. Não é recomendado o uso da substância após as 16h00 em pessoas  que sofrem de insônia.

Vale lembrar que a cafeína não está presente só no café, há vários outros alimentos que têm uma concentração considerável de cafeína, é o caso do chá verde, chocolate, refrigerantes, guaraná e o chá preto.

Porém, a cafeína pode ser isolada e vendida em capsulas com o objetivo de emagrecimento ou simplesmente na melhora do performance física e mental.

 

Um estudo feito pela USP (Universidade de São Paulo), mostrou que o consumo regular de cafeína em doses corretas aumenta o desempenho de atletas e reduz a fadiga mental.

Segundos os atletas envolvidos no estudo houve uma diminuição da fadiga e o aumento de 1% de melhora na atuação física, parece pouco, mas em uma competição isto pode determinar o resultado.

cafeína emagrece
cafeína para melhor performace e emagrecer

Mas o nosso tema hoje é se a cafeína emagrece ou não. Então é sobre isto que vamos falar.

A cafeína é capaz de acelerar o metabolismo, claro que ela sozinha não faz milagres, mas associada a uma alimentação equilibrada e atividade física como resultado ela ajuda sim a emagrecer.

Sem contar que ela proporciona mais disposição do corpo, sendo assim é  possível aumentar o nível de treinos e atividades, assim tem aquela forcinha extra na perda de peso usando a cafeína.

Como tomar a cafeína para emagrecer?

Um estudo feito pela Mayo Clinic nos Estados Unidos indica o uso máximo de 400 miligramas de cafeína por dia, o que equivale a mais ou menos 5 xícaras de café.

Algumas pessoas querem se beneficiar do uso da cafeína, mas não gostam de café, portanto, a melhor forma de usar a cafeína para emagrecer é através do uso de suplementos, principalmente as capsulas. Fique de olho na dosagem de cada capsula e não ultrapasse seu limite diário.

Tomar em excesso não significa a atingir o seu objetivo mais rápido, além de trazer transtornos como insônia, agitação, taquicardia e nervosismo. Mesmo sem perceber o consumo de cafeína pode estar em excesso pois a soma dos alimentos ingeridos ao longo do dia pode ser maior do que o consumo recomendado. Se você é um atleta ou busca um desempenho acima da média ajuste as doses diárias de acordo com suas necessidades.

Cafeína emagrece
como tomar cafeína para emagrecer

Como tomar a cafeína para emagrecer?

De preferência use pela manhã, no máximo até as 16h00. Também é ótimo antes dos treinos dando aquela ajudinha extra. Ela entra na corrente sanguínea rápido, tente ingeri-la uns 15 minutos antes de ir para a academia.

E cafeína em jejum para emagrecer, pode? Se você não tiver nenhum problema de estomago, ou nenhuma restrição alimentar pode sim, agora vale lembrar que um médico ou nutricionista sempre devem ser consultados orientando assim melhor sua dieta e junto com o paciente traçar objetivos.

Para que serve a cafeína, apenas para emagrecer? Não, ela é também muito usada no aumento do rendimento de esportistas, estudantes e diminuir a fadiga física e mental.

A cafeína emagrece porque ela é estimulante do sistema nervoso central, aumenta a capacidade respiratória, a atividade mental, estimula a musculatura e tem efeito termogênico.

cafeína engorda ou emagrece

Veja e nosso site outros alimentos interessantes para melhor saúde: maca peruana, tribullus terrestes, guaraná, cacau, gengibre e  chá verde.

Vamos por em prática: alimentação + atividade física + cafeína = a resultado desejado.

Leia também em nosso blog:

Gostou? Deixe seu comentário aqui em baixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel. Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nossa newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *