O mel já faz parte da alimentação dos brasileiros, mas todo mel é igual?

Estima-se que a humanidade consome mel a mais de 9 mil anos, segundo a pesquisadora Mélanie Roffet-Salque, da Universidade de Bristol na Inglaterra.

O mel tem muitos benefícios para a saúde e as abelhas são fundamentais para que todo o planeta viva em harmonia.  Segundo uma matéria publicada na Revista Super Interessante, o fim das abelhas pode acabar na extinção do planeta, tamanho a importância deste pequeno inseto responsável por grande parte da polinização de toda a flora mundial.

A grande preocupação está no uso indiscriminado de agrotóxicos, então prefira o mel orgânico.

O que é importante ao comprar um mel?

– Nunca compre mel em beira de estrada, existe a possibilidade de estar contaminado com a bactéria clostridium botulinum, também conhecido por toxina botulínica, que em alguns casos é fatal principalmente em crianças e idosos.

– Todo mel deve ser comprado em lojas especializadas e deve conter o selo do ministério da agricultura, o que garante sua origem e procedência.

– Os favos de mel devem ser evitados, pois eles são o local mais propício ao desenvolvimento da toxina e a proliferação das bactérias.

– Muitos locais que vendem “garrafadas” de mel, ou aquele amigo que colhe do sítio o tal do “mel puro” pode esconder um perigo invisível e letal. Só compre mel com selo de autorização.

Se o local de compra do mel for confiável e tiver o selo ele com certeza é 100% puro. Neste caso é possível adquirir com tranquilidade.

Para aumentar a eficiência e auxiliar em alguns tratamentos, principalmente respiratório é possível encontrar uma variação de mel composto, tais como: mel com própolis, mel com agrião, mel com guaco, mel com poejo, mel com gengibre, entre outros. Neste caso o mel não é 100% puro porque foi misturado com outro ingrediente.

Encontra-se no mercado alguns tipos de mel: Mel de Eucalipto, Mel de flores de Laranjeira e Mel com Flores do Campo. Este são puros, o que diferencia são as flores em que as abelhas colheram o néctar.

No Mel de Eucalipto as abelhas estão concentradas em uma área de eucaliptos. As abelhas têm uma autonomia de voo de aproximadamente 3km.

O Mel de flores do campo se dá pela colheita da abelha em uma plantação com variedade de plantas, não predominado um sabor específico como no caso dos Eucaliptos ou Laranjeira.

As propriedades do mel são parecidas, independente de onde são colhidas, são elas:

– possui ação antimicrobiana

– auxilia na cicatrização de feridas e queimaduras

– ajuda a fixar o cálcio e magnésio no organismo

– é um estimulante leve no funcionamento dos intestinos

O mel, apesar de não ser indicado para diabéticos, é um ótimo substituto do açúcar na confecção de bolo ou para adoçar chás e sucos.

Tenha sempre um mel de boa qualidade em casa e faça bom uso do que a natureza oferece de melhor.

Leia também em nosso blog

 

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel. Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nossa newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *