Segundo a ANVISA, adoçantes são produtos(edulcorantes) formulados para conferir sabor doce aos alimentos e bebidas, feito para atender às necessidades de pessoas com restrição (diabéticos).

Apesar de todos os adoçantes terem o mesmo objetivo, que é substituir o açúcar, cada tipo de adoçante tem sua peculiaridade. Por isso é importante que o consumidor tenha conhecimento e leia antes o rótulo do adoçante.
Benefício do adoçante é a baixa quantidade de açúcar, quando comparado ao açúcar, que tem 4 calorias por grama. Pode ser utilizado como um aliado no tratamento da obesidade, contudo é preciso também uma mudança nos hábitos alimentares e a prática de esporte.
Adoçantes Naturais
Frutose
Extraído de frutas e do mel, mais doce que o açúcar, contém grande quantidade de calorias e eleva os níveis de açúcar no sangue, não sendo indicado para diabéticos e para dietas.
Esteviosídeo 
Extraído de planta nativa da América do Sul (stevia rebaudiana) sabor próximo ao açúcar, não possui calorias e não altera os níveis de açúcar no sangue.
Sorbitol – É encontrado em algumas frutas, como a maçã e a ameixa, e em algas marinhas. Possui valor calórico e não é recomendado para diabéticos. É mais utilizado em chicletes, balas e biscoitos. Tem ação laxativa.
XilitolEncontrado em frutas, vegetais e cogumelos em concentrações muito baixas.  Boa opção, pois também é um adoçante mais natural, adoça pouco. Possui baixo índice glicêmico, em quantidades exageradas pode ter efeito laxativo.
Manitol – produzido a partir da redução da frutose, ação similar ao sorbitol. Pode causar efeito laxativo se consumido em doses elevadas.
 
Adoçantes Sintéticos
Aspartame – Grande poder adoçante (200 vezes superior ao açúcar). Não contém calorias e seu uso é permitido para diabéticos. Não usar em bebidas quentes, pois perde suas propriedades.
Sacarina – Criada em 1879, ela é sintetizada a partir do ácido toluenos sulfônico, derivado do petróleo. Deixa um sabor residual amargoso e metálico, mas não contém calorias e pode ser usada por diabéticos. Contem sódio, é contraindicada para hipertensos. Pesquisas associavam o uso da sacarina ao surgimento de câncer, mas sem evidências conclusivas.
Ciclamato de sódio – Provém do ácido ciclo hexano sulfâmico, derivado do petróleo. Não possui calorias e pode ser usado por diabéticos, mas também é contraindicado para hipertensos. Pesquisas científicas apontam que o consumo de ciclamato pode causar câncer e tumores, e por conta disso, disso foi proibido em países como EUA, Japão e França.
Sucralose – É extraído da cana de açúcar e modificado para não ser absorvido pelo organismo humano. Tem um sabor similar ao do açúcar, não contém calorias, não causa cáries, não eleva a glicemia, podendo ser consumido por diabéticos, gestantes e hipertensos.
Tipos de adoçantes
Tipos de adoçantes
Gestantes, lactentes, crianças e pessoas com restrições alimentares precisam de orientação médica para a escolha do adoçante ideal. Pessoas com hipertensão arterial, que precisam controlar o consumo de sódio, devem utilizar com cuidado adoçantes como o ciclamato ou a sacarina, que possuem altos níveis deste mineral em sua composição.
Não existem evidências científicas conclusivas sobre os malefícios do uso do adoçante, mas é preciso respeitar o limite de consumo diário que vem descrito na embalagem.
O consumo exagerado de adoçante por ser uma “armadilha” para o corpo e aumentar a vontade do doce. Exagerar no consumo de adoçante pode levar ao aumento do peso. Prefira os adoçantes naturais.
Pense saudávelreduza o consumo de açúcar e de adoçantes dietéticos. Aprecie o sabor natural dos alimentos, sem necessidade de adoçar!!!
Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *