O mel e o própolis são dois produtos orgânicos utilizados há muito tempo pelo homem, tanto na alimentação quanto para a cura de doenças. A história e diversos estudos científicos comprovam a eficácia do uso desses elementos para tratamentos de diversos males, e inclusive, suas aplicações são recomendadas por profissionais da área da saúde.

Mel flor de Eucalipto Bisnaga - mel e própolis
Mel flor de Eucalipto Bisnaga

Utilização do mel e do própolis no combate a doenças

A mucosa gástrica apresenta cicatrização mais rápida com a ação do mel. Especialistas afirmam que ao tomar água morna com 2 colheres de mel entre 1h30min e 2 horas antes das refeições pode melhorar quadros de gastrite e úlcera.

O mel possui substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias e podem ser benéficas para o tratamento de problemas respiratórios. As dores de garganta causadas pela gripe podem ser combatidas com o uso da própolis aplicadas diariamente. Ela mata os microrganismos por causa da sua ação antisséptica e antibacteriana. Um bochecho diário pode livrar os dentes de possíveis cáries.

Mel com geléia real mel e própolis
Mel com geléia real

Entre as infecções curadas pelo própolis estão, estomatite, hemorroidas, gengivite e amigdalite. Seu uso previne a pneumonia crônica e a bronquite infantil. Além disso, trata doenças dermatológicas, queimaduras e problemas capilares pela sua ação cicatrizante.

Formas de uso

A forma do uso depende da doença a ser tratada. Para problemas respiratórios, é recomendado pingar entre 3 a 5 gotas em água fervida e fazer inalações com o vapor da água. A dor de garganta pode ser combatida com 1 ou 2 gotas diluídas em água para fazer gargarejo 3 vezes ao dia. Os problemas de pele ou machucados podem ser tratados com a aplicação de 2 gotas no machucado toda vez que for feito um curativo.

Extrato de propomax sem alcool mel e própolis
Extrato de propomax sem alcool

Dupla imbatível

A aplicação do mel com própolis pode aliviar sintomas de gripe e resfriado. O mesmo acontece com a faringite. Além disso, a dupla funciona como antiviral, antifúngico, antibacteriano e estimulador do sistema imunitário.

extrato de própolis mel e própolis
Extrato de própolis

Contraindicações

O mel possui em sua composição muita glicose e calorias, por isso pode exigir moderação em sua ingestão. É contraindicado para diabéticos, alérgicos e crianças com menos de 1 ano de idade. Já o própolis pode ser utilizado sem restrições, mas deve-se evitar consumir mais de 60 gotas por dia.

Como adquirir os benefícios do mel e do própolis

A loja Empório Manjericão possui variados produtos feitos com mel e própolis, é possível encontrá-los em bisnaga, em extrato, cápsulas ou spray na loja física ou através da loja online.

loja.emporiomanjericao.com.br

Deixe o seu comentário sobre o que você achou da matéria, sugestões de novos artigos e compartilhe nas redes sociais. Conheça mais dicas e posts aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *