Você é da turma que acha que um chazinho não faz mal? Pois bem, fique sabendo que um chá pode sim fazer mal. Vamos falar um pouco mais sobre isso.

Algumas ervas podem interferir inclusive na absorção de alguns medicamentos, outras podem mexer com a pressão sanguínea.

Vários medicamentos têm seu principio ativo em ervas.  Os laboratórios vêm descobrindo o que nossas avós sabiam há séculos.

Alguns fitoterápicos são tarjados e só podem se vendidos com receita médica.  Há chás que foram proibidos a venda pela Anvisa, é o caso do Hipérico também conhecido como erva de São João, um poderoso antidepressivo, neste caso só podem ser vendido em capsulas e com receituário.

Ao comprar ervas em “capsulas” certifique-se que na embalagem está escrito “extrato seco”, pois muitos laboratórios moem a erva e colocam nas capsulas e de nada adianta, pois no caso da erva, é preciso que ela entre em contato com água quente para liberar o principio ativo.

O Extrato seco é apenas o principio ativo já extraído da erva.

Os nossos antepassados sabiam, muitas vezes intuitivamente, ou pelo conhecido passado entre gerações o que era melhor para cada enfermidade, mas hoje em dia com a internet e a facilidade de pesquisa todo mundo virou especialista.

Claro que aquele chazinho ao dormir para acalmar, ou aquela indisposição estomacal podem ser resolvidas com um belo chá, mas sempre devemos ficar atentos aos sintomas e se for o caso procurar um médico ou um especialista em ervas.

Erva Cidreira

 

E aqui vão algumas dicas para prepara seu chá:

  1. Nunca deixe a água ferver, quando ela começar a fazer “bolinhas” desligue.
  2. A erva nunca deve ser fervida.
  3. Cascas e raízes devem ser fervidas.
  4. Sempre deixe a erva em infusão com o recipiente tampado. Pois o vapor que sai da água quente tem muitos princípios ativos
  5. 15 minutos é o suficiente para infusão e 3 minutos para fervura no caso de raízes e cascas.
  6. Tome o chá no máximo até 4 horas depois de pronto
  7. Para não errar na dosagem use 1 colher de chá para 1 xícara de chá e 1 colher de sopa para 1 litro de água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *