Quem acha que com maracujá só se faz suco e mousse vai e surpreender com os benefícios da farinha de maracujá.

Neste post também vamos ensinar qual a melhor forma de tirar proveito dela.

A farinha de maracujá entra na categoria de farinhas funcionais, que são alimentos ricos em nutrientes que tem diversas outras funções além de matar a fome.

A farinha de maracujá é feita da casca da fruta, isso mesmo aquela parte que jogamos fora depois de aproveitar a polpa. Ah! e se estiver se perguntando é possível produzir r em casa a farinha nós vamos dar a receitinha aqui.

A casca do maracujá é rica em pectina, uma fibra solúvel que é fundamental no auxílio de quem sofre com problemas de prisão de ventre. Além disso 2 colheres diárias desta farinha equivalem a 74% de toda fibra necessária em um dia.

Como todo alimento rico em fibras a farinha de maracujá também auxilia na perda de peso, controle do diabetes e redução do colesterol.

Farinha de Maracujá do Empório Manjericão

Crianças podem consumir farinha de maracujá?

Sim as crianças podem consumir, ela é rica em nutrientes, possui ferro, cálcio, fosforo e vitamina B3. A melhor forma de fazer com que os pequenos consumam é acrescentando de 1 colher de sopa em purês, sopas, bolinhos e vitaminas.

Farinha de maracujá ajuda a controlar o diabetes?

Todo alimento rico em fibra auxilia no controle do diabetes, as fibras ajudam a diminuir a absorção do açúcar no sangue, evitando assim picos de glicemia.

Estou de dieta posso comer farinha de maracujá?

Sim, as fibras são grandes aliados nas dietas, elas dão a sensação de saciedade e diminui o apetite. Incluir uma colher de sobremesa no iogurte, sucos, tapiocas e frutas é uma excelente opção na redução da vontade de comer doces.

De que forma pode ser feito o consumo de farinha de maracujá?

A farinha de maracujá pode ser utilizada de várias formas, no café da manhã com tapioca, no pão de frigideira, no suco verde, com frutas, granolas e iogurtes.

É possível enriquecer uma farofa, incluir no tutu de feijão, engrossar o omelete.

Nas tortas salgadas e bolos coloque de uma a 2 colheres de sopa da farinha de maracujá

sem alterar o resultado da receita.

Qual o melhor horário para comer farinha de maracujá?

No controle de glicemia toda vez que ela estiver alta, ou que for consumir algum alimento que saiba que fará sua glicemia subir.

No caso de quem está de dieta uma colher de sopa misturada em um copo de água 30 minutos antes das principais refeições traz a sensação de saciedade e reduz a fome.

Para que não quer uma refeição pesada no jantar inclua a farinha de maracujá na sopa deixando assim a refeição mais rica em fibras.

Farinha de maracujá emagrece?

Toda fibra ajuda no controle de peso, mas ela sozinha não faz milagres. Equilíbrio na alimentação é tudo. Quem sente muita fome deve consumir nos intervalos das refeições junto com uma fruta ou iogurte.

Qual o gosto da farinha de maracujá?

Ela não tem gosto de maracujá como muitas pessoas esperam, isto porque é feita com a casca e não com a polpa. Não é saborosa como uma farinha de amêndoas ou de coco, mas também não é amarga ou ruim. Muitas pessoas preferem incluir o consumo em shakes e vitaminas acrescidos de outras frutas, por exemplo, banana, mamão ou morango, disfarçando assim o sabor da farinha.

Como fazer farinha de maracujá em casa?

Faça  sua própria farinha de maracujá.  E isso é ótimo, assim reduzimos o lixo no planeta e consumimos a fruta em toda sua totalidade.

Ao preparar a farinha de maracujá deve-se lavar bem as cascas e deixar secar. Cortar em tirar e levar ao forno baixo até que elas desidratem e fiquem quebradiças. Desligue o forno, espere esfriar e bata no liquidificador ou processador até virar uma farinha. Se quiser ela bem fininha passe por uma peneira. Guarde em pote de vidro em local seco.

Segundo uma matéria publicada no Jornal da USP: “. “A casca do maracujá corresponde a mais da metade da composição mássica da fruta e não pode mais ser considerada como resíduo industrial uma vez que estudos relatam características funcionais e tecnológicas interessantes para o desenvolvimento de novos produtos”.

Qual a melhor época do ano para se comprar maracujá?

Toda fruta fica mais saudável e barata se aproveitamos sua safra, além claro de contribuímos com o ciclo natural dos alimentos. No caso do maracujá você consegue os melhores frutos no verão, nos meses de novembro, dezembro e janeiro.

E se tiver espaço plante as sementes e poderá usar os frutos da sua própria horta.

Agora veja está receita deliciosa com farinha de maracujá que preparamos para você:

Receita de bolo com farinha de maracujá zero açúcar – diet

Ingredientes:

  • 3/4 da xícara de farinha de maracujá
  • 1 xícara de farinha de arroz
  • ½ xícara de farinha de amêndoas
  • 2 ovos
  • 2 xícaras de xylitol
  • 4 colheres de sopa de óleo de coco
  • Raspas de limão a gosto
  • 1/4 de xícara de água
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de sal

Modo de preparo: misture todos os ingredientes secos, coloque aos poucos e mexendo os demais itens até formar uma massa homogênea. Coloque em uma forma untada, leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 40 minutos.

Leia também em nosso blog:

 

Gostou? Deixe seu comentário aqui em baixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel. Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nossa newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

 

Farinha de maracujá para diabete no parque são domingos, farinha de maracujá para emagrecer em Pirituba, farinha de maracujá para os funcionar os intestinos em Leopoldina, farinha de maracujá lapa,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *