Como substituir as farinhas em receitas tradicionais? Até uns 5 anos atrás tudo era basicamente feito com farinha de trigo.

O mercado evoluiu e trouxe diversos outros tipos de farinhas, então como fazer a substituição?

Às vezes é difícil acertar no olho, mas a tentativa pode dar resultados inesperadamente gostosos.

Para quem gosta de arriscar na cozinha pode ser uma ótima aventura, agora para quem quer seguir a risca as medidas tem mesmo que procurar uma receita especifica com aquela farinha.

Vamos dar umas dicas da Chef Jessica Cozzany, que mês que vem estará dando aulas de culinária aqui no Empório Manjericão.

A chef Jessica é formada em cozinha sustentável e trabalhou em grandes restaurante como Cozinha Bossa e Malagueta, Henrique Fogaça e foi Chef da Padaria artesanal orgânica PÃO.

A Jessica nos contou que para substituir a farinha de trigo você pode, por exemplo usar a seguinte proporção:

  • 1 xícara de farinha de trigo é equivalente a ½ xícara de farinha de arroz, a farinha de arroz é mais encorpada que a de trigo, assim usa-se menos.
  • 1 xícara de farinha de trigo é equivalente a 3 colheres de sopa de fécula de batata.

As duas, farinha de arroz e fécula de batata não possuem glúten.

Nossa farinha de amendoasé 100% pura
Farinha de amêndoas

A farinha de coco absorve muito a umidade, podendo tornar o prato mais seco, uma alternativa é usar um pouco mais de líquido.

Já as farinhas de berinjela, maracujá e banana verde são levemente amargas pois são feitas com as cascas, melhor usar uma ou duas colheres de sopa, dependendo da receita.

Veja outras farinhas que você encontra aqui no Empório Manjericão:

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel. Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.
Comidas veganas, vegetarianas, feira orgânica e produtos à granel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *