A Aveia  é um excelente alimento para incluir na alimentação diária, mas afinal a aveia tem ou não tem glúten?

A Aveia é um alimento de alto valor nutricional, rico em fibras e indicados na alimentação desde crianças até idosos. Tem proteínas, vitaminas, fibras e cálcio.

Segundo a Wikipédia existem mais de 450 espécie de Aveia . Mas apenas duas são mais cultivadas no mundo.

A grande quantidade de fibras presentes na Aveia  auxilia no controle do diabetes, na redução do colesterol e no controle de peso.

Duas colheres de sopa de aveia, aproximadamente 30 gramas, possui 3,4g de fibras, o que equivale a 14% da necessidade diária de um adulto saudável.

A Aveia  pode ser usada de forma diversa, no consumo com frutas, mingau, vitaminas, bolos e tortas. Como é versátil dá para comer tanto no café da manhã com nas demais refeições do dia.

aveia em flocos
Aveia em Flocos Fina

Outra vantagem da aveia é que ela é muito barata sendo encontrada em lojas de produtos naturais, supermercados, armazéns e feiras.

Fácil também de carregar e levar ao trabalho, escola e até academia, é só acrescentar uma ou duas colheres em um suco ou iogurte. Seu alto teor de fibra auxilia na saciedade o que ajuda no controle do peso.

A Aveia não possui glúten, o que acontece é que ela é manipulada em ambientes em que outros produtos com glúten estão presentes. Neste caso a Aveia pode ter o que chamamos de “contaminação cruzada”, ou seja, pequenas partículas de alimentos com glúten com a farinha de trigo entram em contato com a Aveia através do ar ou até das roupas de quem as manipula.

Estas pequenas partículas de glúten encontradas na Aveia  não é um problema para quem somente estão restringindo o consumo do glúten, mas é muito arriscado no casos de doentes celíacos.

Segundo a ABRAN – Associação Brasileira de Nutrição, estima-se que só 1% da população mundial seja realmente celíaco.

A doença celíaca só deve ser diagnosticada por um médico, pois em casos severos ela pode apresentar diarreia intensa, anemia, falta de apetite, desanimo, dor abdominal, desnutrição.

Aveia em Flocos Grossos
Aveia em Flocos Grossos

Há uma diferença enorme entre celíacos, pessoas intolerantes ao glúten e aqueles que simplesmente estão “na moda” de não comer glúten. Quem realmente possui a doença só deve consumir aveia industrializada em embalagem fechada de empresas que não manipulem nenhum tipo de produto em suas fábricas que possuem glúten.

Agora se você não é verdadeiramente celíaco talvez não valesse a pena deixar de consumir um produto tão saudável e completo como aveia apenas por algumas partículas de glúten que ela possa ter.

Importante ressaltar que dietas da moda, como o próprio nome diz, passa rápido. Em uma alimentação equilibrada é sempre bom procurar um médico ou nutricionista para adaptar suas necessidade e sua alimentação.

Aqui no Empório Manjericão você encontra aveia em flocos finos, aveia em flocos grossos, farelo de aveia e farinha de aveia. Dá uma olhada em nossa loja virtual.

Leia também em nosso blog:

Fibras que ajudam a manter o peso

Receitas de granola caseira

O que consumir no café da manhã

Como substituir as farinhas e receitas

Como armazenar os grãos de forma correta

 

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel. Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nossa newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *