Já fez sua granola caseira hoje?  Preparar seu próprio alimento evita o consumo excessivo de produtos industrializados.

Fazer sua própria comida está longe de ser trabalhoso, a indústria através de propagandas embutiu em nossa mente que fazer comida dá trabalho, então basta ir a prateleira do supermercado e comprar tudo pronto.

Porém, tudo tem um preço, grande parte do que colocamos no carrinho tem conservantes com nomes que a gente nem sabe que existe. Alias, dá uma lida no pots que fizemos sobre isto, clique aqui.

Certamente um produto que dura um ano ou mais na prateleira do supermercado não é 100% natural, claro que há itens que não temos como produzir em casa, mas se tratando de alimentos são poucos os que estão nesta categoria.

Cozinhar requer planejamento e em alguns minutos se faz um breve cardápio e se programa para ir as compras, em torno de uma horas deixa os itens pré-preparados e depois é só colocar a criatividade na panela.

A granola caseira, por exemplo, é um alimento rico em fibras e muito fácil de preparar. Além disso personalize de acordo com suas preferências, as que vendem prontas é difícil agradar todo mundo.

A granola é uma combinação perfeita no café da manhã, acompanhando saladas as granolas salgadas são uma boa pedida e no lanche da tarde ela acompanha bem frutas ou iogurtes.

Granola tradicional, uma mistura de ingredientes saudáveis. Como preparar uma granola caseira.
Granola tradicional Empório Manjericão

Fácil de transportar, dá para deixar no trabalho, na mochila ou no carro.

Algumas dicas são fundamentais no preparo de uma granola, como não vamos acrescentar nenhum conservante é importante que todos os ingredientes estejam sempre muito bem secos e tostados, pois a umidade fará com que ela estrague rápido.

Armazenar em potes de vidros faz com que elas se mantenham frescas e crocantes por mais tempo.

Cuidado ao usar frutas desidratadas, elas também deverão ir ao forno, pois sua umidade vai murchar a granola.

A base de toda a granola é a aveia em flocos, de preferência a grossa. Os demais ingredientes ficam ao gosto do freguês. Ela vai representar 50% da mistura. As frutas podem ser compradas desidratada, como a uva passa, por exemplo, e depois só levar mais um pouco no forno.

Receita de Granola Doce

300g de aveia em flocos grossos, 50g de uva passa preta ou uva passa branca, 50g e quinua em flocos, 50g gramas de semente de girassol, 50g de coco em flocos grossos, 50 gramas de castanha do Pará quebrada, 50g amêndoas laminadas.

Modo de preparo: Em uma vasilha grande misture bem todos os ingredientes. Coloque metade da mistura em uma forma larga e leve ao forno baixo, a menor temperatura que tiver e deixe por aproximadamente 30 minutos. Mexa a cada 5 minutos para que a misture asse por igual. Para testar se está bom, tire um pouquinho com uma colher, deixe esfriar e verifique se está crocante. A outra metade asse no mesmo forno, se conseguir dispor as formas lado a lado, caso contrário asse uma parte de cada vez. Não guarde quente, espere esfriar ante de armazenar em vidros.

A aveia em flocos será sempre a base, veja alguns exemplos de outros itens para inserir na sua granola: banana desidratada, mix de frutas desidratados, damasco, tâmara, castanha de caju, castanha do Pará,  amêndoas, semente de abobora, semente de girassol, pistache, nozes, macadâmia, amaranto, milho em flocos (corn flakes), cacau em pó, nibs de cacau, pissilium, entre outros.

aveia em flocos grossos, base para preparar uma granola caseira
aveia em flocos grossos do Empório Manjericão

Em relação a adoçar ou não vai depender do paladar, o ideal é não, mas se não dá para ficar sem o doce prefira usar mel ou melado, neste caso ele deverá já ser misturado antes de ir levar ao forno, de 3 a 4 colheres de sopa são suficientes. Em uma versão de granola zero açúcar use o xylitol, stevia ou eritritol.

Se gostou deixe seus comentários e compartilhe com amigos. Acesse nossa página de receitas e aproveite este vasto e maravilhoso mundo da alimentação saudável e natural.

Leia em nosso blog:

O que consumir no café da manhã

O que é pissilium e para que serve

Semente de abobora, porque consumir?

Receitas incríveis com xylitol

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel. Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nossa newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *