Falar do açúcar é sempre polêmico, no mundo atual o açúcar é parte integrante da dieta de quase 100% das pessoas, mas todo açúcar é igual?

Quando nossos clientes perguntam qual o melhor açúcar a nossa resposta é sempre NENHUM, mas se você não consegue ficar sem consumi-lo então temos diversas opções para escolher o que será menos prejudicial à saúde.

Não estamos nos referindo aqui aos açúcares presentes em frutas e legumes, estes não há restrição de consumo, caso você seja uma pessoa saudável e sem qualquer a patologia.

Quando falamos do açúcar estamos falando daquele que você coloca em colheradas no suco, café, bolos e doces. Estes sim são prejudiciais.

O açúcar refinado é ua produto relativamente barato, o que faz com que seu consumo seja maior, principalmente em população de baixa renda.

Mas o que é mesmo o açúcar? É um carboidrato cristalizado encontrado de forma natural e também processado no uso em larga escala.

A produção de açúcar já teve grande importância no desenvolvimento da economia brasileira ao longo da história.

Com as novas tecnologias novos tipos de açúcares vão surgindo, alguns vem para ficar, outros são apenas moda, muitas vezes em função do seu alto custo de produção.

açúcar de demerara Empório Manjericão Produtos Naturais
açúcar demerara a granel do Empório Manjericão

Vamos listar apenas alguns tipos de açúcares que são encontrados facilmente no mercado:

açúcar refinado branco – tem origem na cana de açúcar e passa por um forte processo de industrialização onde produtos químicos são adicionados. Tem baixo valor nutritivo.

açúcar cristal – possui o mesmo procedimento do açúcar branco refinado, porém, é mantido em particular maiores deixando com aspecto mais grossos e com brilho.

açúcar de confeiteiro – utilizado na confecção de doces principalmente no acabamento. É mais refinado que o açúcar branco e na sua formulação é acrescentado amido de milho para deixa-lo ao mesmo tempo leve e evitar que grudem.

açúcar demerara orgânico – além de não possuir qualquer tipo de defensivo agrícola em toda sua produção, por ser menos processado mantem parte dos minerais e vitaminas originários da cana de açúcar. Tem gosto próximo ao açúcar branco e não altera o paladar dos alimentos que adoça.

açúcar mascavo – é o que passa pelo menor processo de refinamento mantendo vitaminas e minerais como ferro, zinco, potássio e cálcio. Porém seu sabor característico que lembra uma rapadura pode alterar o gosto natural de um café ou suco. Ideal no uso em bolos.

açúcar de mascavo Empório Manjericão Produtos Naturais
açúcar de mascavo Empório Manjericão Produtos Naturais

açúcar de coco – já disponível e fácil de encontrar no mercado ele passa por um processo mínimo de refinamento o que auxilia a manter varias de suas propriedades como vitaminas do complexo B, ferro, zinco e potássio. Tem baixo índice glicêmico e muitos diabéticos tem feito uso do açúcar de coco, porém, nenhum açúcar é recomendado para diabéticos.

Outros açúcares que podem ser encontrados em menor escala são: açúcar de beterraba, açúcar de alcaçuz, açúcar de uva.

Procure tirar o açúcar de sua alimentação, aos poucos vá “desmanado” em coisas simples como café, chás e sucos. No início diminua 10%, depois que se acostumar com o gosto, diminua mais 10% e assim até zerar. O seu paladar se acostumara ao gosto original dos alimentos, além de deixá-los menos calóricos e igualmente saborosos.

açúcar de coco Empório Manjericão Produtos Naturais
açúcar de coco Empório Manjericão Produtos Naturais

Leia também em nosso blog:

 

Gostou? Deixe seu comentário aqui em baixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel. Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nossa newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Onde comprar açúcar demerara, açúcar de coco e açúcar mascavo em Pirituba e Parque São Domingos. Comprar açúcar demerara, açúcar de coco e açúcar mascavo Leopoldina, lapa e Freguesia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *