Quem não gosta de fritura que atire a primeira pedra.

Porém, sabemos dos malefícios causados por ela.

Neste post daremos dicas de qual é o melhor óleo para a fritura.

Não vamos entrar aqui na questão de dietas que priorizam o consumo de gordura e a diminuição do carboidrato, pois não é esse o objetivo.

O foco é falar dos tipos de óleos, e já que as vezes é impossível deixar de comer uma fritura, então que se use o melhor óleo.

Óleos ricos em ômega 3 e 6 são os mais indicados, e na lista dos mais ricos nestes componentes estão o milho, girassol, de linhaça e de canola.

Segundo o site da USP (Universidade de São Paulo)  “ALIMENTOS SEM MITO”, precisamos diariamente de  3 tipos de gorduras: saturadas, monoinsaturadas e poli-insaturadas.

Estas gorduras podem ser encontradas em carnes, peixes, sementes e frutas. Por isso é tão importante o equilíbrio na alimentação.

O óleo de linhaça além de ômega 3 e 6 ele faz bem aos cabelos, pele e unha. Auxilia na cicatrização, aumenta e imunidade e diminui o cansaço físico.

qual óleo é melhor para fazer fritura
óleo para fritura

O óleo de milho rico em vitamina E, que auxilia no controle dos radicais livres e na redução do envelhecimento precoce. A questão é achar um que não seja produzido com milho transgênico. ☹

Óleo de girassol fonte de vitamina E, faz bem ao coração, pele e cabelos. Retarda os efeitos no tempo no corpo, pois é rico em antioxidantes.

Óleo de canola tem o menor teor de gordura saturada entre todos os demais óleos. Além do ômega 3 e 6. O problema, assim como o milho é sua produção feita com sementes transgênicas.

Vale lembrar que ao fritar um alimento o óleo está em alta temperatura, o que faz com que ele mude sua estrutura molecular e oxide fazendo mal à saúde.

batata frita tem muito mais calorias quando frita, como comer melhor usando frituras
batata frita tem muito mais calorias quando frita

Isso vale para qualquer tipo de óleo, inclusive os citados acima.

Sem contar as calorias extras, pois alimentos fritos podem até triplicar o número de calorias caso ele fosse, por exemplo, consumido assado.

Perceba que em 100g de batata assada tem 95 calorias, já a frita tem 220 calorias, mais que o dobro, fora o consumo da gordura que pode causar problemas cardíacos, colesterol alto e gordura no fígado.

Os aparelhos chamados “airfryer” são excelentes opções para deixar o alimento com cara de frito, porém, sem a gordura da fritura.

A conclusão que chegamos é que nenhum alimento frito faz bem. ☹, mesmo quando utilizado um óleo “melhor”.

Agora se bater aquela votante insuportável, então faça uso dos mais saudáveis.

Leia também em nosso blog:

Gostou? Deixe seu comentário aqui em baixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

 

Receitas ´para emagrecer parque são domingos,
Frituras saudáveis em Pirituba,
Óleo de não engorda Leopoldina,
Onde comprar óleo de coco na lapa,

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *