Engana-se quem pensa que apenas os alimentos de origem animal são ricos em proteínas. Temos uma enorme diversidade de grãos com essa propriedade.
Há como diversificar a origem de consumo de proteínas substituindo por grãos, diminuindo assim o consumo de carnes e ovos.
Não estamos aqui falando de se tornar um vegano ou vegetariano, confessamos que temos uma certa preferência por este tipo de alimentação, mas não é este o assunto deste blog.
Gostaríamos de explicar que quando há uma diversificação na busca de proteínas em outras fontes o corpo só tem a ganhar. Além de ser alimentados com outras vitaminas, fibras e substâncias benéficas as refeições ficam mais ricas, saudáveis e baratas.
Nossa sugestão é que aos poucos vá introduzindo na alimentação uma maior variedade de grãos. Não é necessário fazer o processo de uma única vez. Seu corpo precisar ir acostumando com as mudanças.
Uma boa pedida é adotar as segundas sem carne e aproveitar para testar novos sabores.
São muitos, mas muitos mesmos os grãos ricos em proteínas, vamos citar apenas alguns e que são fáceis de encontrar:
Grão de bico – use cozido em saladas, no preparo de sopas, ensopado, prepare patês para seu usado em pães e torradas.
Feijão – a grande maioria dos feijões são absolutamente ricos em proteínas. Você pode comer o velho arroz com feijão ou usá-los em saladas, feijão branco e feijão azuke ficam ótimos em pratos frios.
Lentilha – a tradicional lentilha com batata já é uma refeição quase completa. Experimente com saladas, em sopas, no preparo de hamburguer e bolinhos. Uma alternativa é cozidar junto com o arroz.
Quinoa – fica pronta em apenas 10 minutos. Basta cozinhá-la e usar como a imaginação permitir. Misturar em refogados, saladas, macarrão. Um risoto feito com quinoa fica divino.
Soja – riquíssima em proteína também ajuda na reposição hormonal em mulheres na menopausa. Cozida vai bem em saladas e sopas. É possível preparar um leite da soja e tomar diariamente.
Conheça nossa página de receitas e aproveite todas as dicas.
Gostou compartilhe com os amigos.
Leia também em nosso blog:
Como usar a proteína da soja em substituição a carne
Quanto de proteína pode ser consumido por dia
Quinoa o que ela tem de especial
O uso desnecessário de suplementos nutricionais
Aprenda a usar grãos para fazer sopas nutritivas
Segunda sem carne, conheça o projeto
Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel. Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.
Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.
Quer receber nossa newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.