Define-se como: produtos feitos de vitaminas, minerais, produtos herbais, extratos de tecidos, proteínas e aminoácidos e outros produtos, consumidos com o objetivo de melhorar a saúde e prevenir doenças. Eliason et al. (1997)

 Milhares de “suplementos” são comercializados com a falsa promessa de aumentar a energia, aliviar o estresse, aumentar a performance atlética e prevenir ou tratar inúmeros problemas de saúde.

Muitos destes produtos não têm o efeito prometido no rótulo comprovado por estudos científicos, como demonstram Grunewald & Bailey (1993).

Em um estudo recente, mostra que o consumo de suplementos foi significante entre os frequentadores de academias de ginástica em São Paulo.

Suficiente para despertar interesse de estudos mais extensos sobre este consumo, incluindo, os efeitos dos suplementos e os meios para auxiliar o consumidor a fazer uso correto dos mesmos.

Foto com diversas capsulas e comprimidos
O uso desnecessário de suplementos pode causar danos a saúde.

Assim, maiores esclarecimentos a respeito de seus efeitos na saúde são necessários para se evitar um problema de saúde pública, já que o consumo desse tipo de produto é significante. 

O estudo, mostra que fonte mais utilizada de recomendação de suplementos foi a de:

  • instrutores e professores (31,1% das fontes de indicação)
  • amigos (15,6%)
  • auto indicação (15,6%)
  • nutricionista (11,1%)
  • médico (10,0%)

Em alguns casos professores e instrutores são vendedores destes suplementos e não recebem formação científica adequada para ter conhecimento suficiente sobre os efeitos dos mesmos. 

 É necessária uma educação alimentar junto à população para esclarecer que o melhor conselho dietético para aumentar a função imune é a variedade, o equilíbrio e a moderação alimentar, não necessitando de suplementos.

Cada caso deve ser analisado por médico, nutricionista, que avaliarão suas necessidades alimentar.

E você, vai colocar sua Saúde nas mãos de qualquer um?

Artigo escrito por: Edson O. Maciel –Nutricionista – CRN-3 46683

 

Leia também em nosso blog:

Porque sentimos mais fome no inverno?

porque eu não emagreço?

 

Referencias: Revista Nutrição – Consumo de Suplementos em Academias

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *