Existem diversos benefícios do chá verde que precisam ser conhecidos por você, uma vez que essa bebida é considerada uma das mais saudáveis em todo planeta.

Afinal de contas, ela apresenta na sua composição vários nutrientes e compostos que são fundamentais para o melhor funcionamento do organismo.

Portanto, se você ainda tem dúvidas em incluir essa bebida no seu dia a dia, veja abaixo alguns dos benefícios do chá verde que vão lhe surpreender.

Nosso chá verde é importado e são vendidos apenas as folhas

Reduz a formação de radicais livres

Grande parte dos compostos ativos que são encontrados na folha do chá verde tornam a bebida fonte de vários nutrientes.

Assim, um exemplo disso são os flavonoides e catequinas, que são verdadeiros antioxidantes.

Com isso, eles reduzem a formação de radicais livres no corpo, protegendo todas as moléculas e células de danos. Ora, os radicais livres promovem o envelhecimento do organismo e acarreta uma série de doenças.

Aliás, um dos compostos mais poderosos do chá verde é o galato de epigalocatequina, que vem sendo estudado para o tratamento de várias doenças e pode ser uma das principais razões que tornam essa bebida tão útil e com propriedades medicinais.

Melhora o desempenho físico

O chá verde faz parte da lista de ingredientes de grande parte dos suplementos alimentares hoje.

Inclusive, em um estudo feito com 10 homens saudáveis, essa bebida aumentou o gasto calórico de energia em 4%, valor esse que é considerável.

Portanto, através do consumo dessa bebida é possível melhorar o desempenho físico das atividades físicas.

Logo, isso permite que você seja capaz de perder peso de forma muito mais rápida do que imagina.

Reduz o risco de câncer

Um dos benefícios do chá verde que merece ser mencionado é que ele conta com antioxidantes importantes que protegem contra o câncer.

Afinal de contas, vários estudos mostram que as pessoas que consomem essa bebida têm um risco menor de alguns tipos de cânceres, como:

  • Câncer de mama
    • um estudo descobriu que mulheres que consomem o chá verde possuem um risco 22% menor de desenvolver câncer de mama em comparação aquelas que não bebiam;
  • Câncer colorretal
    • um estudo em mulheres chinesas descobriu que aquelas que consoem o chá verde tinham um risco 57% menor de câncer colorretal;
  • Câncer de próstata
    • um estudo descobriu que os homens que bebem chá verde têm um risco 48% menor de desenvolver câncer de próstata.
Chá verde previne obesidade

Previne a obesidade

Além dos benefícios do chá verde que já foram citados anteriormente, um estudo sobre essa bebida concluiu que as catequinas presentes no líquido estimulam várias enzimas que controlam o metabolismo da gordura, incentivando, inclusive, a quebra delas.

Dessa maneira, a estimulação essas enzimas fazem com que elas sejam utilizadas de melhor forma pelo organismo, ou seja, elas não ficam apenas paradas no tecido adiposo.

Então, além de promovem o emagrecimento saudável, as pessoas que fazem o consumo regular do chá verde

apresentam uma melhor composição adiposa no organismo, o que reduz as chances de várias doenças, como diabetes e obesidade, por exemplo.

Evita o surgimento de doenças cardiovasculares

Além de prevenir a diabetes e a obesidade, um dos benefícios do chá verde é que apresentam potentes antioxidantes que evitam até mesmo o surgimento de doenças cardiovasculares, que é uma das principais causas de morte em todo mundo.

Só para se ter uma noção, o risco de desenvolver esse tipo de doença em quem consome essa bebida é de 31% menor em comparação aqueles que não fazem o consumo dela.

É um antioxidante natural

Por ser rico em polifenóis – substância que combate os radicais livres do corpo – como flavonoides e catequinas, a bebida impede o avanço do envelhecimento celular e o desenvolvimento de diversas doenças.

Por esse motivo, o chá verde é considerado um antioxidante natural, que pode ser consumido por qualquer pessoa e que não apresenta efeitos colaterais.

Estimula o cérebro

É impossível falar dos benefícios do chá verde sem mencionar que ele ajuda a estimular o cérebro, evitando o AVC e várias doenças degenerativas, tudo isso por conta da cafeína presente na bebida.

Aliás, muitas pessoas hoje fazem o consumo dessa bebida exatamente para trabalhar com mais foco e atenção durante o dia,  pois o chá verde é quase como um energético natural também.

Ajuda no emagrecimento

Esse é um dos grandes benefícios do chá verde que faz com que essa bebida seja bastante consumida: ela ajuda no emagrecimento.

Tudo porque o consumo desse líquido estimula o funcionamento do corpo, acelerando até mesmo o metabolismo, o que ajuda de forma direta na queima de gordura.

Além disso, como se trata de uma bebida enérgica, você tem mais disposição para praticar os exercícios físicos.

Desse modo, é natural que você consiga realmente emagrecer e queimar gordura de maneira segura.

No entanto, é válido citar que o chá verde por si só não promove o emagrecimento, uma vez que ele não é uma bebida milagrosa.

Isto posto, se você quer emagrecer é necessário adotar o hábito de fazer exercícios físicos também.

atenção no uso excessivo

Previne infecções

O chá verde ainda apresenta propriedades antimicrobianas que auxiliam no combate a vírus e bactérias, prevenindo assim o surgimento de doenças como resfriados e gripes, por exemplo.

Portanto, é uma boa bebida para aumentar a imunidade e assim ter uma vida livre de doenças e infecções que só comprometem o sistema imunológico.

Porém, cuidado com o excesso!

Apesar de todos os benefícios do chá verde que foram citados, é preciso que você tenha cuidado com o consumo dessa bebida, uma vez que o excesso pode causar prejuízos à saúde.

Afinal de contas, essa é uma bebida rica em cafeína e pode causar sintomas como insônia e até mesmo gastrite, uma vez que aumenta a secreção gástrica.

Diante disso, o ideal é ingerir cerca de 1 a 2 xícaras de chá verde por dia para obter os benefícios citados.

Conclusão

Os benefícios do chá verde só mostram que essa bebida pode ser um verdadeiro aliado para se ter uma vida mais saudável.

Porém, como dito, atenção ao consumo e respeite a quantidade indicado pelos especialistas, assim você usufrui apenas as vantagens desse líquido.

Sempre procure a orientação de um médico ou nutricionista, cada pessoa é única e desenvolve necessidades especificas.

Leia também em nosso blog:

 

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *