Grande parte dos rótulos dos alimentos vem o % de carboidratos, gorduras e proteínas contidos em uma porção daquele produto, em média eles calculam com base em 2000 calorias dia. Mas quantas calorias mesmo são necessárias por dia por pessoa?

A quantidade de calorias vai variar de acordo com a idade, sexo, atividade física e claro alimentação. Só um médico ou nutricionista podem fazer esta avaliação.

As 2.000 calorias que constam nos rótulos tomam como base um homem médio e um padrão usado no Brasil e determinado pela ANVISA, assim fica um pouco mais fácil de entender as embalagens.

Não ler rótulos é um grande erro, afinal tem que saber o que entra no seu corpo, se por exemplo há excesso de gordura ou sal. Dá uma lida nesta matéria que explicamos como fazer isso.

Tem pegadinha nos rótulos, muitas vezes o pacote de biscoito com 150g diz que tem 131 calorias, motivo mais que suficiente para comer o pacote todo, correto? Não faça isso, leia com atenção porque em letras miúdas está escrito 131 calorias em cada 3 unidades, que as vezes não passa de 30 gramas. Então um pacote inteiro terá 564 calorias e não 131 como se imagina.

Nos rótulos sempre vem: carboidratos, proteínas e gorduras. Saiba que a cada grama de carboidrato ou proteína se ingere 4 calorias, já a cada grama de gordura ingere 9 calorias, ou seja, mais que o dobro.

Se no almoço, apenas no almoço, consumir no restaurante por kilo 500g de comida seja de carboidrato ou proteína lá se foram 2.000 calorias. Está achando o mundo injusto? Então olha o que tem que fazer de atividade física para gastar 2.000 calorias, caso queira repetir o prato no jantar.

1 hora de corrida – 700 calorias

1 hora de natação – 600 calorias

1 hora de futebol – 580 calorias

1 hora de aula de zumba – 1.000 calorias

1 hora em frente à TV – 80 calorias

Calcular na mão fica difícil, mas já existem vários aplicativos que fazem isso por você, vamos lista alguns logo abaixo, mas se quiser calcular seu metabolismo basal, ou seja, aquilo que é necessário para se manter vivo como os batimentos cardíacos e temperatura corporal clique aqui e use esta ferramenta da Unimed.

Me assustei quando fiz a minha, tenho direito a meros 1398 calorias por dia, considerando meu peso, idade e altura. Muito pouco, agora se eu fizer atividade 4 vezes por semana tenho direito a 1515 calorias, melhora um pouquinho 😊, mas seu eu tivesse 30 anos a menos tinha direito a comer um pouquinho mais 1710 calorias com atividade moderada.

E se quiser perder aquele um quilinho a que ganhou no final de semana? Então prepare-se para gastar nada mais, nada menos que 3.000 calorias. Até parece que a conta não fecha, mas basicamente é matemática o que se ganha comendo x o que se perde gastando com atividades físicas e metabolismo basal.

Lembrando aqui que as calorias devem vir de alimentos saudáveis e não de refrigerantes e batatas fritas as chamadas calorias vazias.

Aplicativos que você pode testar:

Tecnonutri – aplicativo que possui uma relação com mais de 2000 alimentos e suas calorias, além de ajudara planejar as refeições. Tem versão grátis para IOS e Android.

 

Medida Certa – esse mesmo do programa da TV Globo, este aplicativo desafia a mudança de hábitos, além de dicas e receitas. Tem versão grátis para IOS e Android.

Contador de Calorias FatSecret – esse é o bem completo, dá até para scaner o código de barra dos produtos, também dá para calcular o consumo e gasto calórico. Tem versão grátis para IOS e Android.

Lembrando que procurar um médico ou nutricionista dá ótimos resultados, as vezes tentar sozinho pode ocorrer erros difíceis de consertar depois.

 

Quer saber tudo sobre o mundo da alimentação?  Leia em nosso blog:

Dieta Lowcarb

Dieta Detox

Dietas restritivas

Reflexão alimentar

Quanto de proteína consumir por dia

Como ler rótulos

 

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel. Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nossa newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *