A importância de comer de forma saudável não é nenhuma novidade, é crescente o número de pesquisas nesta área com o objetivo de trazer maior qualidade de vida, uma das formas consideradas mais equilibrada é a dieta mediterrânea.

Você sabe exatamente o que é ter uma dieta mediterrânea?

Como o próprio nome diz, ela surgiu no mediterrâneo. E quando falamos “dieta mediterrânea” não significa que ela tenha o objetivo de perda de peso, mas de trazer um equilíbrio no consumo diário ao se alimentar.

É um estilo de alimentação que surgiu na região do mar mediterrâneo e engloba: Itália, Grécia, Sul da Espanha e Sul da França.

mesa de dieta mediterrânea com peixe, legumes, verduras, grãos
Dieta mediterrânea

Não é só uma dieta da moda é um estilo de vida, vem sendo estudada há anos e seus benefícios comprovados pela ciência.

Entre diversas pesquisas realizadas a dieta mediterrânea quando feita de forma correta previne doenças como diabetes tipo 2, colesterol e alguns tipos de câncer.

Ela é tão importante que é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

O bom da dieta mediterrânea é que, em primeiro lugar, tem uma grande variedade de alimentos de fácil acesso, nada de receitas mirabolantes.

Não tem segredo, comer de tudo que seja natural: frutas, verduras, peixes, castanhas azeite, vinho e queijos. Nada de produto industrializado, tudo deve ser feito com ingredientes na sua forma mais pura.

pote com azeite caindo de uma jarra
azeite  base da dieta mediterrânea

É fácil de implementar no dia a dia.

Carne vermelha também é evitada, assim como as gorduras de origem animal. O azeite é a base para preparo das refeições, que na sua maioria são consumidos crus.

Mas não são só o que se coloca para dentro que compõem a dieta mediterrânea, por se tratar de um estilo de vida, preparar a própria refeição faz parte do processo. Nada de industrializados e processados.

Assim como, praticar atividade física, compartilhar os momentos da refeição com pessoas queridas, valorizar os verduras, frutas e legumes da safra também fazem parte desta forma de viver.

A composição diária deve incluir porções de frutas, verduras, legumes, oleaginosas, peixe, azeite e fibras. Estes ingredientes devem ser divididos em pequenas porções ao longo do dia.

Evitar grandes intervalos entre uma refeição e outra, inclusive os jejuns intermitentes.

Ingerir porções pequenas e variadas, não deixando nenhuma categoria de alimentos fora. Equilíbrio é a palavra-chave.

Para preparar a comida o azeite é a base, mas o óleo de abacate e a manteiga também são bastante utilizados.

Sobre os queijos, por serem muito gordurosos, o melhor é usar queijos de cabra, de búfala ou o nosso tradicional queijo minas.

Açúcares e doces estão de fora, até mesmo adoçar sucos e cafés não é recomendado. Os chás são bem vindos e tomados para auxiliar à digestão.

Os temperos podem ser usados em demasia e o sal controlado. A dieta mediterrânea é saborosa e as ervas têm papel muito importante. Abuse de manjericão, orégano, alecrim, tomilho e sálvia.

E nada de cozinhar e congelar, a comida deve ser preparada na hora do consumo, comida fresca mantem as vitaminas e nutrientes.

Há quem diga que ela emagrece, mas não é esse o principal objetivo. Provavelmente se a alimentação for muito errada ao adotar a dieta mediterrânea há uma tendência a perda de peso, pois o corpo começa a entrar nos eixos.

Mas, ao contrário, comida em excesso, mesmo os alimentos corretos podem engordar. Lembre-se que perder peso é basicamente matemática, se consumir uma quantidade de calorias do que gasta, já sabe, o peso sobe.

prato de louça branco com tomate cereja, manjericão e queijo branco
receita salada mediterrânea

Receita de salada mediterrânea

Ingredientes:

  • 100g de tomate cereja cortado ao meio
  • 50g de queijo muçarela de búfala
  • 2 colheres de sopa de manjericão fresco
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 50g de azeitonas preta ou verde
  • 2 colheres de sopa de salsinha fresca picada
  • Suco de um limão siciliano

Modo de preparo: misture tudo e sirva imediatamente.

 

Sempre procure a orientação de um médico ou nutricionista, cada pessoa é única e desenvolve necessidades especificas.

Leia também em nosso blog:

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais. Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

 

Dieta mediterrânea no parque são domingos,  onde comprar Dieta mediterrânea em Pirituba,  
Como fazer Dieta mediterrânea na Leopoldina, Como fazer Dieta mediterrânea na lapa,
onde encontrar Dieta mediterrânea em Pirituba e parque são domingos, receitas de Dieta mediterrânea vila Jaguará e Jaraguá

2 thoughts on “Dieta mediterrânea”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *