Em se tratando de novidades, todo dia aparece algo novo sobre alimentação, muito se tem divulgado sobre o bio enriquecimento de alimentos.
Mas o que é bio enriquecimento?
Certamente ao ler um rotulo de farinha de trigo, você se deparou com a seguinte informação: “enriquecida com ácido fólico”.
Alguma vez você se perguntou por que a farinha de trigo tem isto escrito nos ingredientes? Ah! e isso faz parte da regulamentação alimentar, e deve constar em todos os rótulos.
Então saiba que é lei que alguns alimentos tenham em sua composição adição de algumas vitaminas, é o caso da farinha de trigo e do sal.
Estas determinações visam diminuir doenças comuns, como a desnutrição, nas populações mais pobres.
Várias marcas se apoderam desta lei e colocam em sua embalagem “enriquecida com ferro e vitaminas”. Eles não estão mentindo, provavelmente, usam uma farinha de trigo enriquecida.
Qual o problema então? Nenhum, a não ser que a intenção seja, puramente, levar o consumidor a entender que está comprando um alimento mais saudável.
Vamos lembrar aqui nosso post que explica como ler rótulos, conhecimento é vida.
Existe uma diferença entre bio enriquecimento dos alimentos e fortificação.
A fortificação, normalmente, se dá através de vitaminas sintéticas, que podem ter uma menor absorção pelo corpo.
Já o bio enriquecimentos dos alimentos é uma tecnologia, que garante que a vitamina original dos alimentos seja acrescentada a outros, de forma natural e com melhor absorção pelo corpo.
Usa-se uma forma, ao mesmo tempo adequada, e menos artificial de fortificar o alimento.
Isso, inclusive, pode ser feito nas sementes, antes do seu plantio, de maneira que elas já se desenvolvam com uma capacidade maior de nutrientes.
No caso do ovos, a ração fornecida as galinhas são enriquecidas com ômega 3, mas ainda não há pesquisas suficientes que provem e tais ovos se beneficiem desse acréscimo na comidinha das aves.
Segundo a EMPRAPA “Biofortificação é o processo utilizado para aumentar o conteúdo nutricional de micronutrientes, como vitaminas e minerais específicos, das porções comestíveis das plantas utilizadas como alimentos, o que pode ser feito através de técnicas de melhoramento convencional de plantas ou através da biotecnologia.”
No Brasil é lei o enriquecimento da farinha de trigo e farinha de milho com acido fólico (ferro) e do iodo no sal. Evitando várias doenças, principalmente a anemia e desnutrição.
Agora vamos combinar que os legumes e verduras tão fartos nesta terra abençoada não precisam enriquecimento. Já esbanjam vitaminas em sua forma original.
Então uma alimentação saudável, equilibrada e feita com ingredientes de verdade é o melhor caminho para deixar a saúde em dia e aumentar a imunidade.
O problema é achar que consumir estes produtos enriquecidos já é o suficiente para suprir tais vitaminas, pode até ajudar, mas nenhum produto industrializado substitui o natural.
Bom mesmo e preparar sua própria comida com ingredientes vindo da feira e não das prateleiras.
Descasque mais e desembale menos.
Sempre procure a orientação de um médico ou nutricionista, cada pessoa é única e desenvolve necessidades especificas.
Leia também em nosso blog:
- Receitas com Farinha de linhaça
- Farinha de Maracujá como usar
- Como é feito o processo de desidratação das frutas
- Como usar cardamomo
- saiba tudo sobre o chá de moringa
- Os benefícios do chá de erva doce
- Receitas de bolo com farinha de amêndoas
Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.
Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.
Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.
O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida saudável.
Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais. Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.
Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.
Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.
Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.