Em se tratando de novidades, todo dia aparece algo novo sobre alimentação, muito se tem divulgado sobre o bio enriquecimento de alimentos.

Mas o que é bio enriquecimento?

Certamente ao ler um rotulo de farinha de trigo, você se deparou com a seguinte informação: “enriquecida com ácido fólico”.

embalagem de farinha de trigo orgânica mirella
Farinha de trigo enriquecida

Alguma vez você se perguntou por que a farinha de trigo tem isto escrito nos ingredientes? Ah! e isso faz parte da regulamentação alimentar, e deve constar em todos os rótulos.

Então saiba que é lei que alguns alimentos tenham em sua composição adição de algumas vitaminas, é o caso da farinha de trigo e do sal.

Estas determinações visam diminuir doenças comuns, como a desnutrição, nas populações mais pobres.

Várias marcas se apoderam desta lei e colocam em sua embalagem “enriquecida com ferro e vitaminas”. Eles não estão mentindo, provavelmente, usam uma farinha de trigo enriquecida.

lata de leite com vitaminas
fique atento aos rótulos

Qual o problema então? Nenhum, a não ser que a intenção seja, puramente, levar o consumidor a entender que está comprando um alimento mais saudável.

Vamos lembrar aqui nosso post que explica como ler rótulos, conhecimento é vida.

Existe uma diferença entre bio enriquecimento dos alimentos e fortificação.

A fortificação, normalmente, se dá através de vitaminas sintéticas, que podem ter uma menor absorção pelo corpo.

Já o bio enriquecimentos dos alimentos é uma tecnologia, que garante que a vitamina original dos alimentos seja acrescentada a outros, de forma natural e com melhor absorção pelo corpo.

Usa-se uma forma, ao mesmo tempo adequada, e menos artificial de fortificar o alimento.

Isso, inclusive, pode ser feito nas sementes, antes do seu plantio, de maneira que elas já se desenvolvam com uma capacidade maior de nutrientes.

caixa de ovos organicos em mesa de madeira
ração enriquecida para gerar ovos com mais vitaminas

No caso do ovos, a ração fornecida as galinhas são enriquecidas com ômega 3, mas ainda não há pesquisas suficientes que provem e tais ovos se beneficiem desse acréscimo na comidinha das aves.

Segundo a EMPRAPABiofortificação é o processo utilizado para aumentar o conteúdo nutricional de micronutrientes, como vitaminas e minerais específicos, das porções comestíveis das plantas utilizadas como alimentos, o que pode ser feito através de técnicas de melhoramento convencional de plantas ou através da biotecnologia.”

No Brasil é lei o enriquecimento da farinha de trigo e farinha de milho com acido fólico (ferro) e do iodo no sal. Evitando várias doenças, principalmente a anemia e desnutrição.

Agora vamos combinar que os legumes e verduras tão fartos nesta terra abençoada não precisam enriquecimento. Já esbanjam vitaminas em sua forma original.

Então uma alimentação saudável, equilibrada e feita com ingredientes de verdade é o melhor caminho para deixar a saúde em dia e aumentar a imunidade.

O problema é achar que consumir estes produtos enriquecidos já é o suficiente para suprir tais vitaminas, pode até ajudar, mas nenhum produto industrializado substitui o natural.

Bom mesmo e preparar sua própria comida com ingredientes vindo da feira e não das prateleiras.

Descasque mais e desembale menos.

Sempre procure a orientação de um médico ou nutricionista, cada pessoa é única e desenvolve necessidades especificas.

Leia também em nosso blog:

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida saudável.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais. Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

Alimentos enriquecidos com vitaminas para diabéticos no parque são domingos,  onde comprar Alimentos enriquecidos com vitaminas em Pirituba, 
Alimentos enriquecidos com vitaminas na Vila na Leopoldina, Como consumir Alimentos enriquecidos com vitaminas na lapa,
onde encontrar Alimentos enriquecidos com vitaminas em Pirituba e parque são domingos, receitas com Alimentos enriquecidos com vitaminas vila Jaguará e Jaraguá
Alimentos enriquecidos com vitaminas no Empório Manjericão Curitiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *