Como se sabe, as frutas são excelentes e possuem diversas vantagens, logo, obviamente, há também benefícios da ameixa desidratada, especialmente porque ela é rica em minerais, antioxidantes, fibras e vitaminas.

Dessa maneira, as substâncias presentes na fruta ajudam no combate e prevenção a diversas doenças.

Portanto, a ameixa desidratada precisa ser incluída na sua alimentação o quanto antes.

Então, ainda não está convencido da importância dessa fruta? Logo, veja abaixo os principais benefícios da ameixa desidratada.

Alto valor nutricional

As ameixas apresentam uma grande quantidade de nutrientes, assim ela é rica em:

  • Fibras;
  • Vitaminas A, C e K;
  • Potássio;
  • Cobre;
  • Manganês.

Como se não bastasse tudo isso, ela ainda é rica em fibras, vitaminas B, magnésio, fósforo e carboidratos.

Por esse motivo, apresenta vantagens impressionantes para a saúde e assim deve ser incluída em uma alimentação saudável, voltada especialmente para a perda de peso, por exemplo.

Rica em antioxidantes

Um dos principais benefícios da ameixa desidratada é a presença de uma elevada quantidade de antioxidantes.

Caso não saiba, antioxidantes são substâncias que ajudam a reduzir os processos inflamatórios e a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres.

Só para se ter uma ideia, a fruta é rica especificamente em polifenóis, que são capazes de garantir efeitos positivos para a saúde dos ossos e ainda ajuda a diminuir os riscos de diabetes e doenças cardiovasculares.

Pesquisas mostram que a ameixa desidratada contém cerca de duas vezes mais polifenóis do que as demais frutas, como pêssego, por exemplo.

Afinal de contas, essa substância age como um poderoso anti-inflamatório, o que é capaz de proteger as células contra os danos causados por vários problemas.

Ajuda no funcionamento do intestino

Por ser rica em fibras, a ameixa ajuda no funcionamento do intestino, evitando assim a prisão de ventre e melhorando os movimentos peristálticos.

Como se não isso, a fruta também tem uma substância chamada como sorbitol, que tem propriedades laxativas naturais.

Inclusive, algumas pesquisas mostram que consumir a ameixa desidratada é bem mais efetivo e útil contra a constipação do que outras substâncias laxativas, como psyllium, que, normalmente, é usada contra esse problema.

Em algumas análises, quem consome cerca de 50 gramas de ameixa por dia durante três semanas mostraram melhora na consistência das fezes e do aumento da frequência as idas ao banheiro.

Ajuda na saúde dos ossos

Devido por conta da presença da vitamina K, fósforo e magnésio, um dos principais benefícios da ameixa desidratada é com relação a saúde dos ossos.

Isso porque, essas substâncias desempenham um papel extremamente importante na formação e na proteção dos ossos.

Por essa razão, alguns estudos mostram a ligação entre o consumo da ameixa e o menor risco do surgimento de osteopenia e osteoporose, doenças que apresentam a baixa densidade óssea e tem uma maior chance de fraturas.

Algumas pesquisas também mostram que a ameixa desidratada age em prol dos ossos por conta das substâncias anti-inflamatórias existentes nessa fruta.

E, outro grande benefício, é o que o consumo da ameixa aumenta os níveis de hormônios responsáveis pela formação óssea.

ameixa ajuda na perda de peso

Saciam o apetite

As ameixas possuem poucas calorias e são ricas em fibras, o que faz delas um dos melhores petiscos para saciar a fome, especialmente quando se está em dieta.

Em um estudo recente na Universidade de San Diego, na Califórnia, voluntários que consumiam ameixas sentiam menos fomes em comparação aqueles que não consumiram.

Ajuda na manutenção e no ganho de massa muscular

Um dos grandes benefícios da ameixa desidratada é que ela é rica em potássio, um mineral fundamental que, em conjunto com sódio, participa da transmissão dos impulsos nervosos e contração dos músculos.

Como já é bastante conhecido, a ausência de potássio pode, inclusive, levar a câimbras e fadiga muscular.

Desse modo, a ameixa é um excelente alimento para quem faz atividades físicas, ajudando na manutenção e ganho de massa muscular, uma vez que auxilia a manter os níveis de potássio adequados ao funcionamento da musculatura.

Além disso, a fruta também ajuda na manutenção dos níveis de glicogênio, fonte de energia fundamental para a contratação muscular, além de beneficiar o equilíbrio eletrolítico como um todo, o que é essencial para o funcionamento de todos os órgãos vitais.

Previne anemia e melhora o sistema imunológico

O ferro é fundamental para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e transporte de oxigênio.

Além de ser fonte de mineral, a ameixa desidratada também é uma excelente fonte de vitamina C, o que melhora a absorção do ferro pelo intestino, combatendo assim a deficiência desse nutriente que acarreta na academia.

No mais, a vitamina C presente na fruta também atua melhorando o sistema imunológico, prevenindo assim contra infeções.

Protege contra envelhecimento precoce, doenças de coração e câncer

Um dos grandes benefícios da ameixa desidratada é que ela protege contra o envelhecimento precoce, doenças de coração, câncer e até mesmo aterosclerose.

Tudo isso porque ela tem antioxidantes que eliminam os radicais livres do organismo, que são extremamente danosos ao corpo.

Afinal de contas, esses radicais favorecem a oxidação e o aumento das placas nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode levar ao entupimento de veias e artérias.

Controla a glicemia

As fibras solúveis presentes na ameixa desidratada, como a pectina, auxiliam na diminuição e absorção de glicose na dieta promovendo uma redução nos níveis de açúcar.

Logo, isso melhora a resposta do corpo à insulina, o que significa que ajuda o tratamento do diabetes.

Reduz o colesterol

Por fim, um dos principais benefícios da ameixa desidratada é que ela reduz o colesterol por conta das fibras insolúveis.

Dessa maneira, ela age dentro do organismo reduzindo a absorção da gordura dos alimentos.

Então, naturalmente, isso diminui o colesterol que é responsável pela formação das placas de gorduras nas artérias que ficam mais estreitas e menos flexíveis, causando assim a aterosclerose que pode levar ao infarto e até mesmo ao derrame cerebral.

Conclusão

Para obter os benefícios da ameixa desidratada basta agora que você comece a inclui-la na sua alimentação de rotina.

Lembre-se que essa fruta é bastante interessante para ser consumida nos lanches durante o seu dia a dia.

Para aproveitar os benefícios dessa fruta incrível preparamos um post só com receita incríveis com ameixa, clique aqui e leia a matéria completa.

Sempre procure a orientação de um médico ou nutricionista, cada pessoa é única e desenvolve necessidades especificas.

Leia também em nosso blog:

Leia também em nosso blog:

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais. Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *