Antioxidantes consistem em vitaminas, minerais e outras substâncias químicas que possuem o principal intuito de proteger as células de substâncias prejudicais que são produzidas durante o metabolismo.

Portanto, já é comprovado cientificamente que uma dieta rica em antioxidante protege o corpo contra derrames, doenças cardíacas e outros problemas ligados ao envelhecimento precoce.

Sendo assim, se pode concluir então que é melhor fazer a ingestão do máximo de antioxidantes possíveis, incluindo suplementos?

Bom, a resposta é não! É necessário ter atenção e cuidado.

Isso porque, alguns antioxidantes podem fazer realmente mal a saúde, pois eles acabam protegendo também as células saudáveis.

Entenda porque os antioxidantes podem fazer mal à saúde

O consumo excessivo de antioxidantes pode trazer ao corpo o efeito contrário ao desejado.

Inclusive, já foi comprovada que essa ingestão exagerada pode até mesmo levar ao aumento de determinadas doenças.

Isso porque, muitas doses, especialmente no formato de suplementação, levam ao enfraquecimento dos músculos, que é mais comum de acontecer em pessoas mais velhas.

Ora, a ingestão em excesso altera o equilíbrio dos nutrientes do corpo, o que resulta em um problema bem mais sério.

Além disso, uma pesquisa verificou que consumir antioxidantes também tem impacto na quantidade de substâncias vasodilatadoras que ajudam na manutenção da saúde das artérias e das veias.

Portanto, isso faz com que os músculos acabem não recebendo a quantidade ideal e recomendada de oxigênio, deixando-os assim doloridos e rígidos, principalmente durante a realização de atividades físicas.

Além disso, de acordo o professor Tom Sanders, chefe do Departamento de Diabetes e Ciências da Nutrição Nutrição do King’s College de Londres, tomar suplementos antioxidantes pode até mesmo prejudicar ainda mais a saúde dos fumantes.

Assim, foi feito um estudo com pessoas fumantes que faziam a ingestão de grandes doses betacaroteno e elas apresentavam maiores ricos em desenvolver câncer de pulmão.

Sem contar que a pesquisa de suplementos de antioxidantes com vitamina E também mostrou que está sustância em excesso tinha relação com alguns tipos de derrames e possivelmente câncer de próstata.

Por sua vez, o excesso de vitamina C tem um efeito pró-oxidante, em vez de antioxidante.

fundo branco com damasco em taças de vidro
damasco excelente antioxidante

 Isso acontece porque, ao aumentar determinados mecanismos de defesa, outros acabam sobrecarregados.

Então, por conta de tudo isso, o ideal é fazer um consumo equilibrado de antioxidantes, especialmente através da alimentação.

E onde tem?

Os alimentos ricos em antioxidantes, como verduras, frutas, grãos e leguminosas apresentam um efeito benéfico a saúde.

No entanto, é importante saber que a quantidade de antioxidantes em alimentos precisa ser consumida de forma equilibrada.

Sendo assim, veja abaixo os tipos de antioxidantes e onde encontrar cada um deles.

Vitamina C

A vitamina C é um antioxidante que pode ser encontrada em vários alimentos, especialmente em frutas vermelhas, verduras e frutas cítricas.

Ela é particularmente importante para o funcionamento e os processos que envolvem a cura de tecidos, como a formação de colágenos, por exemplo.

Além disso, a vitamina C também tem papel importante na absorção do ferro.

Inclusive, só para se ter uma ideia, em alguns países, os serviços de saúdes recomendam os fumantes a fazerem a ingestão de mais vitamina C.

Vitamina E

A vitamina E, por sua vez, é um antioxidante particularmente adequado para a proteção do corpo de reações oxidantes que envolvem a gordura.

Afinal de contas, todas as células do corpo apresentam uma camada fina de gordura que é mais vulnerável ao ataque de radicais livres.

Dessa maneira, a vitamina E acaba interceptando esses radicais livres evitando danos e mantendo a integridade destas células.

Portanto, entre as boas fontes de vitamina E estão as oleaginosas, como nozes, óleos vegetais e sementes.

Selênio

O selênio consiste em um mineral que é encontrado no solo, sendo importante para manter o funcionamento normal do sistema reprodutivo, sistema imunológico e na utilização de iodo pela tireoide.

Assim sendo, entre as fontes principais de selênio estão:

fundo preto com frutas vermelhas em colheres de pau
frutas vermelhas ricas em antioxidantes

Carotenoides

Os carotenoides são compostos vegetais como licopeno, luteína e betacaroteno, que dão as frutas e verduras a coloração laranja, vermelha e amarela.

Dessa maneira, eles têm o objetivo de ajudar fortalecimento da imunidade do corpo.

Aliás, quanto mais forte é a coloração da fruta ou verdura, maior é a concentração de carotenoides.

Assim sendo, entre as boas fontes desse antioxidante estão:

  • Cenouras;
  • Tomates;
  • Maracujá;
  • Manga;
  • Damasco;
  • Batata doce.

No mais, os carotenoides que possuem coloração laranja mais forte encontrados nas cenouras, por exemplo, também apresentam outras vantagens, já que são transformados em vitamina A.

Compostos fenólicos

Os compostos fenólicos fazem parte de um grande grupo de compostos químicos de plantas que apresentam propriedades antioxidantes.

Desse modo, entre eles estão:

  • Flavonoides, como a quercetina, que é encontrada no chocolate, chá, vinho tinto, cebola, dentre outros alimentos;
  • Curcumina, que é encontrada no açafrão e na mostarda;
  • Taninos, que são encontrados no chá vermelho e no chá verde;
  • Isoflavonas, que são encontradas no tofu, leite de soja, missô dentre outros;
  • Lignanas, que podem ser encontradas nas sementes de linhaça e em outros grãos.

Aposte no equilíbrio dos antioxidantes

A recomendação dos especialistas é de que todas as pessoas devem ter uma dieta com frutas, leguminosas e grãos, que são alimentos em antioxidantes e que apresentam uma boa quantidade de fibras.

Aliás, segundo a Associação Dietética Britânica, fazer a ingestão de 400 gramas de frutas e verduras diariamente auxilia na diminuição do risco de diversos problemas de saúde, como obesidade, hipertensão e alguns cânceres.

Por esse motivo, levando tudo isso em consideração, você deve apostar realmente em uma alimentação equilibrada e bem variada, já que fazer a ingestão apenas de um tipo não vai ajudar.

Conclusão

Como visto, quando consumidos em excesso, os antioxidantes podem fazer mal à saúde.

Isso porque, eles acarretam em vários problemas, tais como o enfraquecimento muscular e até mesmo câncer de pulmão.

Portanto, o ideal é fazer a ingestão de forma equilibrada, colocando todos os alimentos mencionados acima em sua alimentação diária, mas sem exagerar.

Dessa maneira, você vai obter apenas os benefícios que os antioxidantes podem realmente trazer para a sua saúde.

Leia também em nosso blog

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos. Assim nos ajudar a disseminar o melhor da comida natural.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida saudável.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem  lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Faça seu pedido pelo WhatsApp 11 97052-5630.

Entregamos me toda região de Pirituba, Lapa, Leopoldina, Parque São Domingos, Vila Maria Domitila, City América, Mangalo, Jardim Santo Elias,  Jardim Regina, Vista Verde, Jaraguá e Jaguará.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *