É sabido que nenhum açúcar faz bem, mas o açúcar de coco tem várias propriedades que fazem dele um alimento que pode ser consumido no lugar do açúcar branco.

Ao contrário do que muita gente pensa o açúcar de coco não é feito do fruto, ele é produzido da palmeira, ou seja, da arvore cujo fruto é o coco.

O processo é trabalhoso e difícil de preparar em casa. É extraído uma seiva da flor do coqueiro que será processada na extração de um líquido espesso. A partir dai é muito parecido com a fabricação de outros açúcares. Passa por um procedimento de fervura que leva a produção de cristais de açúcar.

Os principais produtores de açúcar de coco no mundo são a indonésia e Filipinas, mas o Brasil já  produz o suficiente para atender o mercado nacional.

Há questões ecológicas que envolvem a confecção do açúcar do coco, que é o corte do coqueiro ainda jovem, estimasse que boa parte não volta mais a produzir novos frutos.

Em relação aos benefícios do consumo do açúcar de coco são diversos. Entre eles porque não há produtos químicos envolvidos na sua produção, não passa pelo processo de refinamento  o que garante a integridade de suas vitaminas tais como as do Complexo B.

Flor da palmeira

Tem baixo índice glicêmico, isto significa que ele entra na corrente sanguínea de forma lenta, evitando picos de glicemia.

Rico em fibras é um aliado no auxilio na prisão de ventre. Quem está de dieta e não quer abrir mão de um delicioso bolo também consegue fazer uso dele. A vitaminas com complexo B auxiliam a saúde do sistema nervoso.

De sabor característico que lembra com coco queimado, corre o risco de  interferir no gosto das receitas, deixando um leve rastro do gosto do coco.

Bebidas com sabor forte como  café pode ficar um pouco estranho quando adoçado com o açúcar de coco. Mas em bolos e doces fica uma delícia.

Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, o consumo máximo indicado por dia de de açúcar é o equivalente a 1 ½ colher de sopa. Ah! Nessa conta deve estar incluso o chocolatinho depois do almoço, o suco de caixinha, a cerveja,  o biscoito aparentemente inocente, entre muitos outros itens industrializados que nos alimentam ao longo do dia

Vamos responder abaixo algumas das principais dúvidas:

Diabéticos podem consumir açúcar de coco?

Na verdade, diabéticos não deveriam ingerir nenhuma especie de açúcar, porém, como o açúcar de coco tem baixo índice glicêmico, diabéticos tipo 2 precisam usar com moderação,  sempre controlando seus índices e com orientação de um médico ou nutricionista. Diabéticos tipo 1 devem seguir protocolo médico.

Açúcar de coco engorda?

Tudo engorda, em termos calóricos é bem próximo dos demais açúcares. O que engorda ou não é o conjunto do que se consome e a quantidade ingerida. O recomendado pela OMS são 1 ½ colheres de sopa por dia de qualquer variedade de açúcar.

Qual à proporção que uso do açúcar de coco em relação ao açúcar comum?

A mesma proporção pode ser usada, isso quer dizer que uma xícara de açúcar de coco adoça tanto quanto uma xícara de açúcar branco. Isso facilita muito na hora de substituir os ingredientes nas receitas.

Crianças podem fazer uso do açúcar de coco?

As crianças seguem o mesmo raciocínio dos diabéticos, não deveriam comer açúcar, alias isso evitaria muitos adultos diabéticos no futuro. Tirando a questão da saudabilidade, não há restrições para a ingestão de açúcar de coco por crianças, exceto se forem alérgicas.

Posso consumir açúcar de coco todos os dias?

Sim podem, mas tente respeitar a recomendação diária de 5 colheres de café ou 1 ½ de colher de sopa.

O açúcar de coco é menos calórico que o açúcar comum?

Em termos calóricos são bem parecidos, o açúcar de coco possui 15 calorias por colher de café contra 16 calorias do açúcar branco. Mas não são apenas as calorias que devem ser observadas, as vitaminas, fibras e o baixo índice glicêmico também fazem parte do pacote dos bons benefícios do açúcar de coco

Açúcar de coco do Empório Manjericão

Leia também em nosso blog:

Gostou? Deixe seu comentário aqui em baixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel. Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nossa newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

 

Açúcar de coco parque são domingos, Açúcar de coco  para diabéticos em Pirituba, Açúcar de coco  para doces em Leopoldina, Açúcar de coco para chá na lapa, como substituir o açúcar em doces e bolos. Açúcar para diabéticos. Açúcar que não engorda.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *