Muito se fala do consumo de produtos orgânicos, tem pessoas que acham que o simples fato de plantar em casa ou no sítio já tem um alimento orgânico, claro que desta forma eles levam menos produtos químicos do que os comprados nos supermercados comuns.

Mas o orgânico vai muito além, para ter um certificado orgânico é necessário uma analise criterioso do solo, da água que ira regar a plantação e até dos vizinhos, isso mesmo se o vizinho usar agrotóxico na plantação dele, o mesmo poderá chegar a uma plantação orgânica através do ar ou do lençol freático.

Todo certificado é válido pelo período apenas de 1 ano e quando renovado todas as analises são realizadas novamente.  A renovação anual garante a qualidade dos produtos certificados.

A certificação é fornecida por associações de agricultura orgânica ou por órgãos certificadores independentes. Uma das mais conhecidas é a IBD, o custo é 100% do produtor e os valores elevados das certificações são um dos motivos de encarecimento deste segmento.

alimentos-organicos

 

Os alimentos orgânicos além de saudáveis são mais saborosos, pois eles respeitam a safra de acordo com a característica do alimento. Frutas e verduras que nascem no inverno não são colhidas no verão, como é o caso do morango.

Alguns produtos são campeões em agrotóxico como o tomate, pimentão e morango. Praticamente estamos sendo envenenados aos poucos, sem perceber. Algumas doenças como câncer e alergias crônicas de pele estão diretamente ligadas com o consumo excessivo de agrotóxico. Quando deixamos de consumir estes produtos e passamos a comprar apenas os orgânicos estamos fazendo um bem a nós e a humanidade.

Veja algumas razões para o consumo de produtos orgânicos:

  • Uma agricultura orgânica é sustentável
  • Deixa um legado positivo para as próximas gerações
  • Respeita o ciclo da natureza
  • Diminui os gases de efeito estufa
  • Ajuda os pequenos agricultores
  • Garante a não contaminação da água por produtos químicos
  • Protege a fauna e a flora
  • Os alimentos orgânicos são mais nutritivos, pois são tratados também com adubos orgânicos.

 

alimentos-organicos-3

Eles obviamente são mais caros por serem produzidos em pequenas quantidades, mas é um caro que sai barato, lá na frente você vai colher frutos na sua saúde, ficar menos doente e gastar menos com médicos e remédios, é um investimento em você e na sua família. Quantos mais pessoas consumirem alimentos orgânicos, mas acessível ele ficará.

Faça sua parte cuide da sua saúde e do planeta. O mundo agradece!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *