Existem centenas de tipos de pimentas espalhadas pelo mundo. Cada cultura tem a suas preferidas e aplicadas na culinária de forma única.

Alguns países são conhecidos pela sua comida condimentada, como os Mexicanos, por exemplo. Aqui no Brasil os nordestinos as usam em muitos pratos. Na Bahia quando se vai comer um aracajé, sempre vem acompanhado da pergunta: “vai um acarajé quente?”, então se você não gosta de pimenta peça ele frio, porque o “quente” é bem forte.

As pimentas são classificadas pelo tipo de ardência, existe uma medida chamada “scoville” e o teor é medido d 0 a 10, sendo zero pouca ardência e 10 muita ardência. A pimenta mais ardida do mundo, segundo o livro do recordes, é a Pimenta Bhut Jolokia de origem indiana.

As mais comuns no Brasil são: pimenta do reino branca, pimenta do reino preta, pimenta malagueta, pimenta calabresa, pimenta de cheiro, pimenta biquinho, pimenta rosa, pimenta dedo de moça, pimenta vermelha, pimenta caiena.
pimentas

Com a onda de comida mexicana que invadiu recentemente o Brasil a pimenta Chili também tem sido bem procurada em nossas lojas.

Pimenta é algo que se ama ou se odeia, mas a ciência vem provando que ela faz muito bem a saúde, entre seus diversos benefícios encontramos a melhora na circulação sanguínea, aumento do humor, diminuição do apetite, antioxidante e ajuda na perda de peso, pois as pimentas no geral são termogênicas.

As geleias de pimenta são uma excelente opção para variar o sabor dos grelhados, experimente grelhar a carne só com um pouco de sal e ao servir dê uma pincelada com geleia de pimenta, fica divino.

geleia-pimenta

Outra dica para a geleia de pimenta é servi-la com queijo como catupiry ou requeijão, fica um parte maravilhoso para entrada de jantares ou coquetéis.

No Empório Manjericão você compra a granel as seguintes pimentas:

 

 

mix_pimenta_28_

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *