A noz moscada é um ingrediente muito comum na culinária, sendo usada em todos os tipos de pratos, desde os quentes, saladas e até molhos.

Afinal, esta especiaria tem um cheiro e sabor marcante, podendo até mesmo ser utilizada como propriedade medicinal, visto que soluciona problemas dermatológicos, de higiene bucal e outros diversos problemas de saúde.

No entanto, você sabe como usar este condimento na sua alimentação? Conhece as vantagens? Os cuidados necessários?

Então, aqui você vai encontrar todas as informações referentes ao uso e os benefícios da noz moscada. Confira abaixo agora mesmo!

fundo de madeira com noz moscada em pedra
noz moscada em bola para ralar

Como consumir a noz moscada?

Como mencionado, esta especiaria tem um aroma forte, mas o seu sabor é adocicado, logo ela pode ser usada de diversas maneiras, sendo as principais:

  • Em bebidas – como café, leite, leite de soja, vinho e cappuccino;
  • Pratos salgados – sopas, abóboras, risos, pratos indianos, queijos, massas, molho branco, guisado, espinafre e muito mais;
  • Pratos doces – creme de ovos, bolos, doces de baunilha, tortas, pudins e muito mais.

Para comprar, basta que você vá ao uma loja de produtos naturais, onde você vai encontrá-la de duas maneiras, sendo a versão em pó a mais comum, porém, neste caso, o aroma tende a se perder de maneira rápida.

Assim, a outra versão é a noz inteira, que você deve ralar usando um ralador comum ou próprio para este tipo de especiaria. Consumir ela desta maneira é a melhor alternativa, visto que seu sabor e aroma duram bem mais.

Entretanto, é importante mencionar o cuidado que se deve ter ao consumir esta especiaria, pois quando ingerida em excesso ela pode se tornar um verdadeiro veneno.

Isso porque, diversas pesquisas mostram que a ingestão exagerada pode acarretar alucinações motoras, auditivas e visuais. Além disso, algumas pesquisas mostram que a noz moscada tem propriedades abortivas quando consumida acima do recomendado.

Em função disso, o ideal é respeitar a dosagem aconselhada pelos profissionais, que é de 2 colheres de café por dia no máximo.

A noz moscada pode ser usada para temperos de carnes, caldos, sopas, molhos e no preparo de chás.

Pode temperar o que quiser com noz moscada, mas basta uma pitada para que ela realce o sabor do preparo.

O consumo da noz moscada se dá na culinária e em preparo de chás.

Benefícios da noz moscada para a saúde

Será se consumir esta especiaria é uma boa ideia? Bom, ao conhecer os benefícios você vai querer inclui-la na sua alimentação agora mesmo. Veja para que serve a noz moscada.

Tônico cerebral

Um dos grandes benefícios desta especiaria é o de ajudar na estimulação do cérebro. Assim, ela acaba o esgotamento mental, a fadiga e o estresse.

Tudo isso porque ela apresenta na sua composição um composto chamado de miristicina, que é conhecido amplamente por ajudar a proteger o cérebro das doenças degenerativas, como Alzheimer, por exemplo.

Além disso, ela melhora a capacidade de concentração da pessoa e pode ser recomendada até mesmo como um remédio contra a ansiedade e depressão.

fundo de madeira com noz moscada em pedra com mini ralador
noz moscada em bola mantem mais o aroma que a moída.

Desintoxicação dos rins e fígado

A desintoxicação é muito importante para o corpo, pois diversos fatores levam ao acúmulo de toxinas dentro do organismo, como o tabaco, poluição, medicações e até mesmo uma alimentação baseada em produtos industrializados e enlatados, por exemplo.

Dessa maneira, os rins e fígado são as áreas onde normalmente estas toxinas se desenvolvem e realizar a desintoxicação destes órgãos é uma das grandes vantagens da noz moscada.

Aliás, ela é capaz de até mesmo ajudar a dissolver os cálculos renais, prevenindo o acúmulo de ácido úrico em outras partes do corpo, como aquelas que inflamam as articulações e conduzem ao surgimento da gota, por exemplo.

Tem ação anti-inflamatória

A inflamação está relacionada a várias doenças, como artrite, diabetes e até mesmo doenças cardíacas.

Então, a noz ajuda até nisso, pois ela é rica em compostos anti-inflamatórios, os chamados monoterpenos, incluindo sabineno, terpineol e pineno.

Desse modo, essas substâncias auxiliam na redução da inflamação do corpo, o que, naturalmente, beneficia as pessoas que sofrem com as condições inflamatórias.

Pode aumentar a libido

Alguns estudos mostram que a noz moscada é capaz de aumentar o desejo sexual, bem como a performance na cama.

De acordo com os especialistas, isso acontece porque esta especiaria é capaz de estimular o sistema nervoso em razão do seu alto teor de vegetais.

Não é à toa que este alimento é usado na medicina alternativa da Ásia como um remédio para acabar de vez com distúrbios sexuais.

Tem propriedades antibacterianas

Foi mostrado ainda, através de pesquisas, a noz tem efeitos antibacterianos contras cepas que tem grande potencial de prejudicar os seres humanos, como Aggregatibacter actinomycetemcomitans e Streptococcus mutans, que levam ao surgimento de doenças de gengiva e caries dentárias.

Ora, essa especiaria é capaz de inibir o crescimento dessas bactérias, por isso ela é bastante utilizada para tratar as infecções bucais ligados a bactérias em humanos.

Inclusive, a noz moscada tem um grande benefício ainda dentro deste contexto: ela ajuda a acabar com o mau hálito.

Alívio de cólicas menstruais

As cólicas menstruais são conhecidas por afetarem bastante as mulheres, algumas sentem tantos desconfortos que ficam impossibilitadas de realizar suas atividades rotineiras.

Então, para solucionar esse problema, a noz também é recomendada, uma vez que age contra esses sintomas que causam desconfortos.

Além disso, essa especiaria é recomendada também para acabar com os efeitos da TPM (Tensão Pré-Menstrual), como as mudanças de humor e o desequilíbrio hormonal.

noz moscada ralada com fundo de noz moscada em bola
a noz moscada ralada é mais prática para a correria do dia a dia

Pele mais saudável

Se você deseja ter uma pele mais saudável a noz moscada pode ajudar, pois ela ajuda a manter a maciez e resolve vários problemas dermatológicos.

Por esse motivo, é muito comum que você encontre cremes feitos dessa especiaria, que pode ser aplicado facilmente nas áreas afetadas por acne, acabando totalmente com as marcas.

Ajuda o sistema digestivo

Ela também ajuda no funcionamento do sistema digestivo, logo é indicada para sanar problemas como flatulência, diarreia e constipação.

Isso ocorre porque a noz moscada remove o excesso de gás presente no estômago e intestino. Além disso, ela é responsável por aumentar o apetite.

Tratamento de insônia

Por fim, se você tiver problemas com insônia, um copo de leite com pó dessa especiaria ajuda a relaxar, induzindo ao sono.

Conclusão

Aqui você viu tudo sobre a noz moscada: como usá-la, os cuidados e benefícios que ela traz para a sua vida.

Sendo assim, comece a adicioná-la na sua alimentação diária dentro das recomendações e dosagens certas, pois as vantagens são muitas.

Aqui no Empório Manjericão você compra a noz moscada em pó  e em bola para ralar  , sem sair de casa. Clique aqui.

 

 Leia também em nosso blog:

 

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais. Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *