A manteiga e margarina estão presentes na casa de grande parte dos brasileiros, seja para consumir aquele pãozinho no café da manhã ou até mesmo para serem utilizadas nas mais diferentes receitas.

No entanto, apesar de ser comum na casa de todo mundo, muitas pessoas não sabem qual a diferença que existe entre elas duas, ou, até mesmo, qual é a mais saudável para ser ingerida com frequência.

Além disso, é importante compreender que existem distinção entre manteiga e margarina no momento de ser usada nas receitas, sendo que cada uma delas apresenta um resultado melhor.

Então, se você tem curiosidade sobre as propriedades de cada uma delas para fazer a escolha mais saudável, continue lendo e aprenda.

Conheça mais a manteiga

A manteiga é bem mais antiga, por essa razão é considerada uma espécie de curinga na cozinha.

Geralmente, seu sabor tende a ser mais acentuado, especialmente quando comparado a margarina.

Logo, isso faz com que a manteiga tenha bem mais gorduras e seja também mais calórica.

Além disso, ela também é natural, uma vez que não apresenta produtos para prolongar o tempo de validade ou para preservá-la por um maior tempo.

Na culinária, ela é excelente para acentuar o sabor dos alimentos, dando brilho e até mesmo consistência as receitas.

Sem contar que a manteiga é também muita usada para diferentes utilidades no dia a dia, especialmente na cozinha, sendo útil para selar e assar carne ou até mesmo para deixar a pipoca com aquele gostinho típico do cinema.

Na confeitaria ela também ganha lugar de destaque, muitos bolos, receitas e outros confeitos levam esse ingrediente na composição.

E é válido citar que ela também é responsável por dar aquele brilho ao chocolate, por isso, na cozinha, a manteiga é algo que nunca falta.

Manteiga é mais pura

Conheça mais a margarina

A margarina também é comumente encontrada nas casas dos brasileiros, uma vez que tem o valor bem abaixo quando comparado a manteiga.

E, é exatamente por causa disso que ela foi desenvolvida como uma opção mais barata e acessível.

Contudo, devido a isso, ela também é bem mais processada e apresenta diversos conservantes na sua composição.

Aliás, é isso que garante que a margarina mantenha a sua qualidade e dure muito mais tempo, podendo ter prazos de validade bem longos, logo é um produto que gera mais economia.

Assim, ela também apresenta menos calorias e gorduras do que a manteiga.

Porém, isso não quer dizer obrigatoriamente que ela é mais saudável, já que, como dito, ela tem mais conservantes.

Na culinária, algumas pessoas usam a margarina também no dia a dia para preparar pratos e refeições.

Entretanto, ela pode alterar a textura, sabor e é capaz de até mesmo “destruir” misturas inteiras, especialmente quando é utilizada no lugar da manteiga.

Por tudo isso, especialmente no quesito economia, ela tende a ser uma opção mais recorrente na vida das pessoas, mas isso não quer dizer que ela seja tão boa assim.

Margarina é mais barata

Manteiga e margarina – Uma comparação!

A diferença da manteiga e margarina vai além do sabor e envolve diversas questões importantes.

Para começar, a manteiga é um produto que é derivado do leite, feita a partir do batimento do creme de leite (nata).

Sendo assim, ela é rica em gorduras saturadas, sal e lactose, o que não é tão positivo para a saúde.

Por sua vez, a margarina é feita por meio da hidrogenação de óleos vegetais, que apresentam gorduras saturadas também, a uma temperatura bem elevada.

Logo, esse processo transforma a gordura original em parcialmente trans (hidrogenada) e saturada.

Então, a principal diferença entre ambas é que a margarina tem um valor menor que a manteiga, além de apresentar menos gorduras e calorias. Já a manteiga, tem um sabor mais natural que fornece um toque especial aos alimentos.

É preciso estar ciente também que a manteiga é natural, sendo de origem animal, feita a partir do leite, como mencionado acima.

Por sua vez, a margarina é de origem vegetal, produzida através do processamento de ingredientes como óleo vegetal, que pode ser de girassol ou de milho.

E qual é a opção mais saudável?

A princípio, a escolha entrega manteiga e margarina parece de certa forma óbvia pelo produto de origem animal, já que passa por menos processamento químicos e industriais e não apresenta gordura trans.

Contudo, isso não é uma regra: ambos os produtos apresentam a mesma quantidade de calorias e contenham um grande índice de gorduras saturadas

Por esse motivo, o consumo em excesso de qualquer uma, manteiga e margarina, pode ser prejudicial à saúde.

manteiga ghee não tem lactose

Uma escolha consciente

Para quem possui restrições com relação a lactose ou segue uma alimentação vegana, por exemplo, as margarinas sem leite são a opção mais recomendada.

A manteiga Ghee continua tendo as mesmas gorduras e calorias da manteiga tradicional, a diferença são basicamente duas : seu preço elevado e a ausência de lactose.

A lactose, que é o açúcar do leite, é 100% eliminada no processo de produção da manteiga Ghee.

Já se você é intolerante ao leite ou é vegano a manteiga Ghee não é indicada. Neste caso busque as manteigas de origem vegetal.

Agora quem tem problema relacionados a pressão, pode não ser interessante consumir a margarina, uma vez que as gorduras trans podem piorar esse tipo de situação.

É óbvio a “vida saudável” pode ser algo chato, especialmente quando começa a ditar a regra do que pode ser consumido e do que não pode.

Como quase tudo na vida, boas escolhas são feitas de forma consciente e com moderação.

Por essa razão, não existe a menor necessidade de abandonar um alimento da sua preferência quando a ingestão é feita de maneira moderada.

Contudo, se você gosta de selecionar bem o que entra na sua cozinha e quer manter uma vida mais saudável, mas sem imposição, leia o rótulo da manteiga e margarina e use a seguinte dica:

Para cozinhar, busque a opção que tenha até 27% de gorduras saturadas, 2,7 gramas se a tabela fizer uso de sopa como referência. Para comer com pães e torradas, por exemplo, procure as opções light, com até 10% de gordura saturadas, 1 grama se a tabela fizer uso de colher de sopa como referência.

Conclusão

Como visto, manteiga e margarina são alimentos ricos em gorduras e que devem ser ingeridos em quantidades moderadas.

A escolha do produto de origem animal pode ser mais interessante em um primeiro momento, mas leve em consideração as suas necessidades para optar pelo certo.

Sempre procure a orientação de um médico ou nutricionista, cada pessoa é única e desenvolve necessidades especificas.

Leia também em nosso blog:

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *