O sal é um alimento fundamental para nosso corpo porque possui sais minerais essenciais para nossa saúde. Mas você sabe qual a recomendação diária de uso de sal?

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, recomenda-separa um indivíduo saudável o consumo diário de 5g de sal.

Para pessoas com hipertensão a conversa é outra, pois o consumo exagerado de sal pode, por consequência, aumentar a pressão arterial.

Para hipertensos, dependendo da gravidade deve-se eliminar a totalidade do uso do sal.

Você sabe o quanto representa 5g de sal? Cada grama de sal é equivalente a uma colher rasa de café, aquela menorzinha que temos em casa.

Nem parece tanto sal assim, né? Tranquilo para controlar? Isso seria uma verdade se além disso não consumíssemos nenhum produto industrializado.

A base de conservação de muitos alimentos é o sal, e nem notamos isso quando vem escrito na embalagem: “sem conservantes artificiais”, mas apreender a ler rotulo é fundamental. 

Outro fator importante e anotar quanto compra de sal por mês.

Leia a nossa matéria que fala sobre como ler rótulos, clique aqui.

Provavelmente se calculássemos, por cima, a quantidade de sal vezes o número de pessoas em uma casa teríamos uma ideia de quanto sal precisaríamos.

Vamos fazer os cálculos: para uma família de 4 pessoas saudáveis, 4 pessoas x 5g = 20g de sal por dia. 20g de sal x 30 dias = 600g de sal por mês. Assim teremos um consumo mensal de menos de 1kg de sal por mês.

Lembrando que não consumiríamos nada industrializado neste período.

sal marinho ótima opção de consumo

Achou complicado seguir as orientações da OMS? Então reveja seus conceitos de alimentação e opte por sais mais saudáveis como:

Acima de tudo, lembre-se sempre de consultar um médico ou nutricionista.

Leia também em nosso Blog:

Como diminuir o consumo de sal

Qual sal devo consumir?

Apreenda a ler rótulos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *