Você já deve ter ouvido falar de percentual de gordura? Certo? Mas você sabe qual é o seu índice ideal?

Primeiro vamos explicar de forma bem simples do que nosso corpo é feito:
massa magra: músculos, vísceras, ossos, sangue.
massa gorda: reserva de energia, que fica acumulada em nossas células, responsável pela produção de hormônios e importante para absorção de vitaminas essenciais a nossa saúde.
Todo nós, sem exceção temos massa magra e massa gorda e acredite precisamos das duas.
Apesar de existir uma tabela (abaixo) que indica o melhor porcentagem de gordura corporal, este cálculo varia de acordo com o sexo, idade, biótipo físico e atividades praticadas físicas.
Só um profissional médico ou nutricionista pode fazer isto de forma correta, veja algumas ferramentas utilizadas:
Dobras cutâneas – feita com a audiômetro, uma espécie de régua que mede gordura subcutânea em milímetros e compara com padrões pré-estabelecidos. Margem de erro 15%.
Medidas antropométricas – mede a circunferência de partes do nosso corpo, com auxílio de tabelas de padrões. Margem de erro 15%.
Bioimpedância elétrica – aparelho que envia estímulos elétrico ao corpo, mede quantidade de água e compara com equações para estimar o percentual de gordura. Meio mais eficaz e com custo acessível em relação aos anteriores. Ideal utilizar a Bioimpedância tripolar, onde o paciente fica deitado em uma maca. Margem de erro 15%.
Dexa – permite a análise da distribuição de gordura corporal, para que possa descobrir com precisão como a gordura é distribuída em várias partes do corpo. Usa um scanner de corpo com baixa dose de raios-x, seguro, e leva cerca de 10-20 minutos. Método muito caro, porem preciso. Margem de erro 1,5%.
Pesagem Hidrostática – através da submersão em um tanque de água especializada. Só utilizado para pesquisas. Margem de erro 1,5%.
Veja a tabela padrão do cálculo de percentual de gordura.
Tabela IMC
Tabela de IMC
Vale lembra que diminuir o percentual de gordura do corpo é muito mais que estética, essa mudança trará mais saúde e qualidade de vida.
Investir em um estilo de vida correto é o único caminho para um futuro cheio de saúde e disposição.
Edson O. Maciel. Nutricionista – CRN-3 46683
Fontes:WHO(Organização Mundial da Saúde)1997
Nieman,1995

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *