Nossa loja é uma grande troca de informações, e notamos que muitas mães tem dificuldade de fazer com que seu filho coma alimentos saudáveis. Segundo elas, tentam de tudo, de tudo mesmo e parece que a criançada é determinada a fechar a boca para aquilo que deveria ser um prazer, comer bem e saudável. Primeira coisa que você tem que saber é que os pequenos são persistentes, muito mais que nos adultos e costumam nos vencer pelo cansaço, então prepare-se para ser resistente e não desistir. Você consegue! Acredite!
Então vamos dar umas dicas que é um resumo dos principais especialistas no assunto, entre eles educadores, psicólogos, pediatras e nutricionistas.
- As refeições devem ser feitas sem distrações, isso inclui brinquedos, celulares, tabletes e televisão.
- Todos devem comer sentados à mesa, nada de sofá, quintal e etc…
- Os pais devem fazer a refeições juntos com os filhos, nada de dar comida primeiro para o pequeno e depois os adultos.
- Paciência, paciência e paciência. Criança não tem pressa para comer, não tem reunião marcada e nem hora no cabelereiro, portanto, dedique um tempo para a alimentação.
- O que tiver no prato do seu filho deverá ter no seu também, ou seja, legumes, verduras, frutas e etc… Os filhos seguem exemplos e não regras.
- Para que seu filho se habitue com um novo alimento você tem que oferecer para ele por pelo menos 21 dias seguidos, isso mesmo, vai colocar no prato dele o brócolis por 21 dias, mesmo que ele rejeite nos primeiros dias, acredite ele vai comer em algum momento. Infelizmente uma exceção a essa regra são os alimentos ricos em gorduras e açúcares, eles trazem prazer imediato e criança não é boba, rapidinho aprendem a gostar do que não pode. Portanto, não consuma se quer que seu filho coma bem.
- O paladar se desenvolve, ninguém nasce gostando de beterraba, mas se habitua com o gosto dela, portanto ofereça uma alimentação variada.
- Não é porque é criança que a comida tem que ser sem graça, comida bem temperada, usando temperos frescos e pouco sal deve ser estendida a toda família.
- Nada de sucos acompanhado as refeições, eles “enchem” a barriga e não sobra espaço para a comida.
- Leve seu filho para a cozinha, coloque ele para ajudar na preparação dos alimentos, explique para que servem e porque eles devem comer aquilo. Eles podem fazer pequenas coisas, como por exemplo: lavar um legume.
- Nada de disfarçar a cenoura no feijão, esconder os alimentos para que seu filho não perceba, primeiro que você só está enganando a si mesma e não está educando a criança a conhecer o verdadeiro sabor daquilo que ele come. Seja sincero com ele.
- Faça um prato divertido e colorido, tudo que é lúdico atraí a criançada.
- E saiba que você é 100% responsável pela saúde alimentar do seu filho, que começa na infância e vai refletir na qualidade de vida adulta.