Os óleos essenciais têm muitas utilidades. Da cosmética ao tratamento de traumas eles são fundamentais para quem busca uma vida saudável. No post desta semana vamos contar de que maneira são feitos os óleos essenciais.

Um questionamento frequente é em relação ao elevado preço de alguns óleos essenciais.

A forma de obtenção e a quantidade de matéria prima utilizada são os principais responsáveis pelos custos.

A boa notícia e que bastam poucas gotas para surgir o efeito esperado.

Os óleos essenciais são extraídos da raiz, das folhas, do caule, dos frutos, das sementes ou da casca.

O processo é demorado e necessita de muita matéria prima para conseguir um volume significante de óleo.

Lavanda no processo de extração do óleo

O processo de extração é feito através da destilação à vapor, que a princípio é mais ou menos simples. A água é fervida e o vapor entra em contato com o ingrediente de onde será extraído o óleo essencial, por exemplo as folhas.

Veja aqui um vídeo explicativo

O calor do vapor faz com que as folhas “se abram” liberando entre outras substância os óleos.  Que são “levados” junto com o vapor e armazenado em um outro recipiente. Como óleo e água não se misturam, os dois são separados no final do processo.

No caso de plantas sensíveis ao calor, que é o caso das rosas, o método pode ser diferente. É utilizado a extração a frio, certamente isto que deixa o processo caro e demorado.

extração de óleo de rosas
extração de óleo de rosas

Em média em uma tonelada de matéria prima são extraídos apenas 4kg de óleo essencial.

Algumas espécies de plantas,  como o Eucalipto, que é rico em óleos, precisa de uma volume menor na produção, aproximadamente 1 tonelada de eucalipto gera em torno de 15kg de óleo essencial.

O Brasil está entre os maiores produtores de óleos essenciais do mundo. O óleo essencial de limão, por exemplo, tem uma produção estimada em acima de 10 mil toneladas por ano em nosso país.

O Brasil é o maior exportador de óleo essencial de laranja para os Estados Unidos.

Os óleos essenciais estão na maioria dos produtos industrializados com o objetivo de intensificar o aroma dos alimentos, nos perfumes, desinfetantes, sabonetes, cremes entre muitos outros. Provavelmente, sem saber você consome diariamente diversos tipos de óleos essenciais.

Os óleos essenciais puros são um grande aliado no tratamento de alguns problemas físicos e emocionais.

No Brasil a Anvisa proíbe o consumo de óleos essenciais, em todas as embalagens deve vir escrito “óleo para massagem”, mas em muitos países eles são ingeridos.

óleos essenciais para tratamento

Os óleos essenciais mais procurados no Empório Manjericão são:

Lavanda – ótimo calmante, também conhecido como colo de mãe. Acalenta, traz paz e tranquilidade, ajuda na indução do sono. Também tem uma fragrância leve.

Eucalipto – indicado no alivio dos sintomas de gripes e resfriados. Proporciona um aroma de limpeza.

Cravo antisséptico natural, com frequência apontado no tratamento de micose de unha.

Melaleuca – anti-bactericida, muito indicado no combate de infecções de unha, usado e banho de acento no auxilio em infecções urinarias.

Alecrim – traz sensação de felicidade e alegria, ótima escolha no tratamento de depressão leve. Ajuda no crescimento do cabelo e sobrancelhas

Gerânio – trata a pele auxiliando a diminuição de rugas de expressão.

Óleo de uva – antioxidante fantastico na hidratação e rejuvenescimento da pele.

Capim limão – de aroma que agrada quase 100% dos consumidores, deixa o ambiente com um fragrância incrível. Relaxante muscular, ativa a memória e ajuda na concentração. Certamente trata-se de um cheiro bem aceito por várias pessoas.

Temos uma variedade enorme de óleos essenciais puros, certificados e de empresas confiáveis com procedência e garantia de qualidade.

Qualquer pessoa pode consumir óleos essenciais?

Sim, adultos, crianças e idosos sem problemas graves de saúde ou infecções de pele. Sempre que possível siga orientações de um profissional.

Óleos essenciais podem ser usados direto na pele?

Os óleos devem ser diluídos em óleos chamados condutores, como Girassol, Uva ou Germe de Trigo.  Alguns óleos causam queimaduras na pele e ter reação de manchá-la em contato com o sol.

Qual a melhor maneira de usar os óleos essenciais?

De diversas formas, em cremes, em shampoos, nos difusores, em água para perfumar roupas de cama a e banho, nos travesseiros, em sabonetes líquidos, nas massagens.

É recomendado o uso de óleos essenciais em crianças?

Não há grandes restrições, mas a pele dos pequenos é normalmente sensível a novos produtos, deve-se redobrar os cuidados. Umas gotinhas na água do banho de óleo essencial de lavanda relaxam a criançada.

Posso ingerir óleos essenciais?

No Brasil não é muito comum, e a nossa legislação exige que nas embalagens tenha a indicação de óleo para massagem. Na França, por exemplo, ele é ingerido até em forma de capsulas.

Por que os óleos essenciais têm um preço elevado?

É necessária uma grande quantidade de matéria prima na produção de uma pequeno volume de óleo, isso encarece o preço.

Quantas gotas uso de óleo essencial?

Eles são muito concentrados e apenas algumas gotas já são suficientes para dar o resultado esperado, no travesseiro 2 gotas bastam, já em um pote de creme de 10 a 15 gotas são suficientes.

Qual a diferença entre óleo essencial e essência?

Os óleos são puros e podem ser colocados na pele, já as essências são indicadas apenas com função de aromatizar o ambiente, as essências em contato com o corpo corre o risco de causar irritação.

Leia também em nosso blog:

 

Gostou? Deixe seu comentário aqui em baixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e também receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais. Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

 

Óleo essencial de lavanda e melaleuca parque são domingos, Óleo essencial de alecrim e melaleuca em Pirituba, Óleo essencial de lavanda e eucalipito Leopoldina, Onde comprar Óleo essencial na lapa,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *