O cálcio é de fundamental importância para manter ossos e dentes saudáveis, tanto no início da vida quando é fundamental para uma formação óssea saudável quanto na idade madura, onde a perda óssea acontece com frequência, principalmente nas mulheres quando entram na menopausa. Importante que as mulheres façam acompanhamento e exames anuais de densitometria óssea para verificar se está tudo bem, tratando assim, se necessário a osteopenia.

Um adulto saudável deve consumir em torno 1200mg de cálcio por dia.

A fonte mais conhecida de cálcio é o leite e seus derivados, um copo de leite possui desnatado possui 244mg de cálcio, um iogurte natural desnatado 340mg de cálcio,

Com o aumento de pessoas aderindo uma alimentação vegana, o cálcio deve ser adquirido dos vegetais. Mas atenção, é importante olhar a biodisponibilidade do cálcio destes vegetais, alguns, apesar de alto teor de cálcio tem pouca absorção pelo organismo.

Lightly cooked broccoli pieces with a touch of butter

Os alimentos vegetais mais indicados para o equilíbrio e melhor absorção de cálcio são:

  • Brócolis
  • Repolho
  • Couve flor
  • Folhas de mostarda
  • Feijão branco
  • Amêndoas cruas

Outro detalhe importante é a vitamina D, produzida através do contato da pele com o sol, ela é fundamental para a absorção de cálcio, 15 minutos por dia expostos ao sol, antes das 10h da manhã e após as 16h, já são suficientes para a produção de vitamina D que é responsável em fixar o cálcio nos ossos.

Veja esta receita de leite de amêndoas, rica em cálcio e um poderoso antidepressivo.

amendoa crua (1)

LEITE DE AMÊNDOAS

250g de amêndoas crua

1 litro de água filtrada

Deixe as amêndoas coberta com agua na geladeira de um dia para o outro. Descarte a agua, coloque as amêndoas no liquidificador e acrescente 1 litro de agua filtrada, bata bem, coe e um tecido fino como um voal. Mantenha na geladeira depois de pronto e consuma no máximo em até 5 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *