Existem alimentos que ajudam a emagrecer que você deve agora mesmo incluir na sua dieta.
Afinal de contas, eles trazem benefícios no processo de perda de peso, ajudando o corpo a queimar as calorias que tanto incomodam.
No entanto, entenda que, por si só, esses alimentos não são capazes de fazer milagres no seu corpo e organismo.
Dessa maneira, é fundamental que, juntamente da ingestão deles, você comece a adotar a prática de exercícios físicos também.
Assim, esses alimentos que ajudam a emagrecer serão verdadeiros potencializadores da eliminação das gorduras. Aliás, conheça cada um deles abaixo.
Abacate
Em primeiro lugar está o abacate, que é o queridinho das pessoas apaixonadas por guacamole. Ora, ele é rico em gordura do bem, fibras e magnésio, sendo assim uma fruta extremamente poderosa.
Segundo diversos estudos, esse alimento ajuda na saciedade e é capaz de até mesmo amenizar o aumento das células gordurosas entre os órgãos abdominais.
Uma vez que apresenta magnésio, o abacate se torna crucial para o emagrecimento, já que ativa centenas de enzimas que controlam a digestão, absorção e o uso de proteínas, carboidratos e gorduras.
Além disso, ele também auxilia no equilíbrio do açúcar no sangue, o que é vital para a perda de peso.
No mais, o abacate também tem glutationa, substância que contribui para equilibrar os níveis de cor e o potássio, substância que impede o inchaço corporal e a retenção de líquidos.
Diante disso, a sugestão é que você inclua essa fruta nas mais diversas refeições, como café da manhã e pode até mesmo utilizá-lo como manteiga nas torradinhas.
Especiarias
Um dos alimentos que ajudam a emagrecer mais importantes são as especiarias. De acordo com especialistas, temperos, como a pimenta caiena e salsa, por exemplo, também ajudam na perda de peso, o que acontece porque são ricos em capsaicina.
Desse modo, apresentam ação termogênica, o que é altamente benéfico para o processo de digestão. Afinal de contas, ela eleva a temperatura corporal e a taxa metabólica em até 20%.
Além do mais, ingerir essas especiarias ainda é capaz de combater o inchaço corporal, auxiliando na capacidade do corpo de converter alimentos em combustível e, por fim, ajuda no controle do desejo em consumir doces.
A sugestão de consumo é simples, para iniciar, comece a inserir as especiarias juntamente com os demais alimentos citados aqui, com certeza elas darão um sabor mais nutritivo a sua alimentação.
Leguminosas
Se ainda não o faz, é o momento de abusar dos feijões, lentilha, ervilha e grão de bico, que podem ser o ponto chave para a sua jornada rumo a perda de peso.
Além de serem ingeridos no dia a dia, as leguminosas são alternativas fantásticas para reduzir a taxa de digestão, pois ocupam mais espaços no estômago e, resultando numa maior saciedade.
As vantagens da ingestão desses alimentos são diversas, uma vez que são ricas em ferro e fibras, sendo altamente nutritivas e, de fato, fornecem combustível abundante para o sistema gastrointestinal.
Enfim, outra vantagem das leguminosas, que são alimentos que ajudam a emagrecer, é que elas se encaixam nos alimentos sem glúten sendo, portanto, ótimas para celíacos.
No mais, com tantas leguminosas a disposição, é possível montar um vasto cardápio e assim explorar bastante a sua criatividade.
Para iniciar, teste o consumo como prato principal, acompanhamento e petisco. Aliás, para tal finalidade, feijões são ótimas pedidas.
Ainda é possível petiscar o grão de bico assado no forno, temperado com especiarias que foram apresentados anteriormente.
Nozes e sementes
Na sequência, entre os alimentos que ajudam a emagrecer, estão nozes e sementes que apresentam as chamadas gorduras boas e saudáveis que são vantajosas para a saúde.
Afinal, elas apresentam ácidos graxos, magnésio, antioxidantes e auxiliam no combate as inflamações e queima de gorduras, especialmente na diminuição da gordura da região do abdômen.
Então, exemplos de sementes que podem ser incorporados a sua dieta são:
- Abóbora;
- Linhaça;
- Chia;
- Amêndoas.
Aliás, essas sementes ajudam a manter a saciedade por mais tempo, o que evita que você exagere no consumo dos alimentos gordurosos e calóricos.
No mais, a sugestão é consumir as sementes e nozes no café da manhã com iogurtes e frutas, por exemplo.
Folhas verdes escuras são alimentos que ajudam a emagrecer
Ainda nessa lista estão as folhas verdes escuras, como:
- Acelga;
- Agrião;
- Brócolis;
- Couve-manteiga;
Isso porque, elas são fontes de fibras, vitaminas e minerais. E, o melhor: se tratam de alimentos que ajudam na perda de peso de forma saudável.
O motivo para isso é que elas possuem bastante ferro, o que contribui para o transporte do oxigênio em todo o corpo, o que torna até mesmo mais eficiente a prática de exercícios e o desenvolvimento da musculatura.
De fato, por serem ricas em ferro e proteínas animais, além de conterem um alto valor biológico de zinco e vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B12, vegetarianos e veganos se beneficiam bastante da ingestão desses alimentos.
Nesse sentido, as folhas verdes escuras também são excelentes amigas das pessoas diabéticas, uma vez que agem como maneira preventiva a doenças renais e cardiovasculares, equilibrando assim o açúcar no sangue.
Para adicionar esses alimentos que ajudam a emagrecer na sua alimentação, é possível preparar uma omelete de espinafre, um suco detox com frutas e couve ou até mesmo um ensopado de acelga, por exemplo.
Conclusão
Todos os alimentos que ajudam a emagrecer e que foram mencionados aqui podem ser adicionados a sua alimentação, desde que não existam exageros.
Não se esqueça também que o mais importante para o emagrecimento sadio é o déficit calórico sem restrições e sem redução excessiva de calorias consumidas, para não diminuir o metabolismo e causar um efeito sanfona posteriormente.
Aliás, para melhorar o seu desempenho durante esse processo, adote uma alimentação equilibrada juntamente com a prática de atividades físicas, pois assim você consegue emagrecer de forma rápida e garantida.
Leia também em nosso blog:
- Você está com deficiencia de Vitamina D
- Chá verde, chá vermelho, chá branco e chá amarelo, qual a diferença?
- Benefícios do alho
- receitas com farinha de berinjela
- uma dieta sem glúten emagrece?
- quanto tempo você leva para gastar as guloseima que come?
- chás para diminuir gordura no fígado
- qual a diferença entre manteiga e margarina
- receitas com tamâras
Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.
Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.
Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.
O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.
Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais. Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.
Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.
Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.
Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.