Sabemos que um prato colorido é a base de uma alimentação saudável, os especialistas indicam que uma refeição ideal deve ter pelo menos 5 cores diferentes entre verduras, legumes, carboidratos e proteínas.
Isso porque a natureza é perfeita, e cada alimento tem uma função especifica em nosso corpo, quando “colorimos” o prato absorvemos melhor os nutrientes e mantemos nossa saúde em dia.
Como há uma grande variedade de alimentos em cada categoria de cor, então é possível diversificar, comer de tudo um pouco e provar diferentes sabores.
Mas o consumo de alimentos coloridos não deve estar limitado as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar). Entre as refeições, nos lanches você pode optar pelas frutas desidratadas que são fáceis de carregar e deliciosas de comer.
Os alimentos de cor vermelha são inúmeros, entre eles podemos citar: tomate, melancia, morango, maça, cereja, caqui, gojiberry, cramberry, blueberry, blackberry, acerola, rabanete, romã, entre outros.
Os principais benefícios para a saúde são o combate aos radicais livres, redução do estresse, prevenção do câncer de próstata por serem ricos em licopeno, melhora da memória, auxilia no controle do diabetes, combate o envelhecimento.
Veja como é fácil incluir os alimentos vermelhos no seu dia a dia:
– Café da manhã uma maça que pode ser batida no suco verde, ou em uma vitamina com outras frutas.
– No almoço uma salada de tomate com beterraba.
– No jantar um suco de acerola com morango
– Nos lanches da manhã e tarde um mix de frutas vermelhas com iogurte.
Viu como é fácil?
RECEITA DE CALDA DE FRUTAS VERMELHAS
Ingredientes:
– ½ xícara de açúcar demerara orgânicos
– 150g de mix de frutas vermelhas
– ½ xícara de água.
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexa sempre até formar uma calda espessa, desligue o fogo u utiliza a calda em bolos, sorvetes e iogurtes.