O sal tem sido o vilão responsável por várias doenças causadas pelo seu uso em excesso. Entre elas a hipertensão e problemas de tireoide.

O sal de cozinha, também conhecido como refinado ou branco, largamente vendido nos supermercados está com os dias contatos. Médicos e nutricionistas tem recomendado aos seus pacientes a substituição deste sal por outros mais saudáveis.

E porque ele é tão odiado? O sal em si é um alimento muito importante em uma dieta saudável, a questão aqui é o exagero no uso. É recomendando pela organização mundial de saúde o consumo de apenas 5g por dia por pessoa. Isso mesmo apenas 5g, é o equivalente a 5 saches de sal, daqueles que encontramos em restaurantes.

A princípio até parece que 5 sachês é pouco sal para uma pessoa, mas o sal que comemos não está só naquele que colocamos na salada ou na batata frita. Quase 100% dos produtos industrializados possui sal, pois ele é um conservante natural, até biscoitos doces, refrigerantes e chocolates possuem sal. Consumimos sal e seus malefícios sem perceber.

O sal possui minerais, sódio e iodo. Os minerais são importantes na formação e manutenção dos ossos e dentes. Os mais conhecidos são: cálcio, ferro, flúor, fosforo, magnésio, sódio, potássio e iodo. O sódio, junto com o potássio, é responsável pelo funcionamento das células nervosas além da absorção de glicose, agua e aminoácidos. Já o iodo atua no sistema esquelético, respiratório, cardiovascular, urinário e na composição dos hormônios da tireoide.

Tipos de sais mais comuns:

Sal refinado: durante o seu processo de refinamento é acrescentado uma imensa quantidade de produtos químicos, o que além de nada benéfico exclui dele quase todos os minerais, ficando em grande concentração o sódio e o iodo. O sódio em excesso pode casar problemas de retenção de líquido e piora no quadro de pessoas hipertensas.

Sal marinho. Possui a mesma quantidade de sódio e iodo do sal refinado, porém, por passar por um processo de refinamento inferior, ele mantém também muitos dos minerais que são importantes para nosso organismo.

SAL MARINHO
sal marinho do Empório Manjericão

Sal light, trata-se do sal marinho com menos sódio, que pode variar de 30% a 60%, depende do fabricante.

Sal Rosa do Himalaia, disparado o mais saudável. Formado a 200 milhões de ano, dizem que é o sal mais puro do planeta. Ele possui mais de 84 minerais fundamentais para nosso organismo, entre eles: magnésio, selênio, cálcio, ferro, cromo, boro, sódio, iodo. Possui 60% menos sódio do que o sal refinado e o sal marinho.

SAL HIMALAIA GROSSO
Sal do Himalaia Grosso do Empório Manjericão

De onde vem o sal do Himalaia?

Vem das geleiras do Himalaia. As geleiras têm cerca de 2.500km de extensão e passam pela costa de 5 grandes países: Paquistão, China, Butão, Nepal e Índia. Estima-se que a montanha começou a ser formar a mais de 40 milhões de anos. O sal pode ser retirado em qualquer um destes países, e sua cor pode variar de acordo com a origem.

Posso substituir o sal marinho pelo sal do Himalaia?

Não só pode como deve, ele é orgânico, extraído manualmente e muito saudável. Toda a família pode consumir, crianças e idosos também.

SAL HIMALAIA FINO
Sal do Himalaia Fino do Empório Manjericão

Como uso o sal do Himalaia?

Use como o sal comum, ele não salga nem mais e nem menos, mas realça o sabor dos alimentos, e lembre-se, tudo em excesso não faz bem. Use com equilíbrio e consciência.

Onde comprar sal da himalaia?

Tome muito cuidado ao compra-lo, muitos lugares falsificam o sal colocando uma coloração rosa no sal comum, ou também misturando o sal branco ao sal rosa para que ela “renda” mais. Se você for comprar a granel peça o certificado de procedência, lojas sérias se preocupam em manter fornecedores qualificados, garantindo produtos de qualidade e origem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *