Embora muitas pessoas pensem que alergia ou intolerância ao ovo é a mesma coisa não é bem assim, saiba como identificar cada uma, seus sintomas, tratamentos.
A alergia é caracterizada pela resposta imediata do organismo à albumina (proteína presente na clara do ovo), liberando substâncias que podem causar manchas na pele e dificuldade para respirar, entre outros sintomas, enquanto a intolerância não envolve o sistema de defesa do organismo, mas ocasiona problemas de digestão, como diarreias, vômitos e náuseas, entre outros. alergia ou intolerância ao ovo.
Dito as diferenças, ambas são desagradáveis à pessoa que sofre com qualquer um dos dois casos. Tanto a alergia quanto a intolerância podem ser diagnosticadas nos 2 primeiros anos de vida, que é a idade em que são mais comuns, através de testes de provocação. No tipo de exame, a pessoa é exposta ao alimento e as reações causadas pelo ovo são observadas. Quando detectada a intolerância ou a alergia, a primeira providência é eliminar o alimento da rotina alimentar.
Porém, um dos maiores problemas é que o ovo é um dos ingredientes mais utilizados na preparação de alimentos e está presente em quase todas as receitas, como bolos, tortas, empanados e salgadinhos fritos, para citar uma lista breve. Além disso, é bastante comum a intolerância ao ovo associada à intolerância à lactose, o que significa que essa pessoa terá de cortar da lista também o leite, o requeijão, queijos e tudo o que contém lactose.
Quando diagnosticadas nos primeiros meses de vida, a intolerância e alergia ao ovo podem desaparecer com o tempo, através da exposição gradual e lenta da criança ao alimento. No caso dos adultos, a melhor solução é abandonar o ovo de vez e procurar por bons ingredientes para suprir os nutrientes do alimento, como a margarina vegetal, os bolos e tortas integrais e assim em diante.
Veja abaixo a lista de alimentos que não contém ovo que preparamos para você!
- Macarrão Integral;
- Cereais;
- Biscoito “Cookie”;
Sintomas mais comuns da alergia ao ovo:
- Surgimento de manchas na pele após a ingestão do alimento;
- Inchaço na pele;
- Asma;
- Dor de cabeça;
- Dor de estômago constante;
- Insônia.
Sintomas mais comuns da intolerância ao ovo:
- Intolerância à lactose;
- Diarreia;
- Náusea;
- Vômito;
- Desconforto abdominal;
- Estufamento
Tratamentos
Tanto para a alergia quanto para a intolerância o melhor tratamento é a eliminação do ingrediente na rotina alimentar. Procure substituir o ovo por outros ingredientes e tente voltar a comer o alimento 1 ou 2 anos depois, aos poucos, para ver se a intolerância foi superada. É imprescindível procurar por substitutos dos nutrientes do ovo, se necessário conte com o auxílio de um médico ou nutricionista, já que o alimento é importante para a saúde.
A intolerância ao ovo pode, ou não, desaparecer com o tempo (isso ocorre frequentemente com as crianças). Existem alguns remédios específicos para a digestão que podem amenizar os sintomas da intolerância, enquanto os alérgicos devem, mesmo, se manter longe do ovo.
Deixe o seu comentário sobre o que achou dessa matéria e sugestões para próximos posts. Não se esqueça de compartilhar.