Os veganos e vegetarianos são um dos grupos que mais correm o risco de ter deficiência de vitamina B12.

Isso porque, a dieta dessas pessoas é composta basicamente de legumes, cereais, leguminosas, nozes, sementes, frutas e folhas.

Então, dentro dessa realidade, surge a discussão acerca da vitamina B12, visto que ela é essencial para o funcionamento do corpo.

Assim, pensando exatamente nisso, abaixo está tudo que você precisa saber sobre o uso de vitamina B12 por veganos e vegetarianos. Confira!

mulher com folha de alface cobrindo o olho esquerdo
a importância da suplementação para veganos

Vitamina B12 – Conheça

Antes de qualquer coisa, é importante entender o que é a vitamina B12, integrante das vitaminas do complexo B, e o porquê ela é importante para o corpo.

Ora, ela é bem complexa, sendo também chamada de cobalamina, responsável por ajudar nas funções neurológicas e garantir células sanguíneas mais saudáveis.

Além disso, a vitamina B12 auxilia na construção do material genético, ou seja, o DNA do corpo.

Por ser solúvel em água, ela se dissolve facilmente nesse meio e se transporta pelo sangue, fazendo com que o organismo seja capaz de absorver ácido fólico e liberar energia.

Quando há falta da vitamina B12, você pode apresentar alguns sintomas, como fraqueza e se torna até mesmo suscetível a infecções.

Mas afinal, como ela entra no corpo humano?

É preciso três etapas para que o corpo seja capaz de absorver esse nutriente dos alimentos.

Primeiro, o ácido clorídrico, presente no estômago, faz a separação da vitamina B12 da proteína a qual esta mesma vitamina se apresenta nos alimentos.

Após isso, ela é combinada com uma proteína produzida pelo estômago e deslocada até o intestino delgado, onde se liga ao Fator Intrínseco (FI), molécula que será responsável pelo encaminhamento da vitamina aos seus receptores nas células.

pote aberto com capsulas brancas e fundo de madeira
Em nossa loja virtual você compra B12 vegana em capsulas

Onde está a vitamina B12?

A vitamina B12 se dá através da fermentação das bactérias presente em solos férteis.

Desse modo, quando os animais se alimentam nas pastagens, naturalmente acabam ingerindo uma boa quantidade dessas bactérias e seu organismo fazem a sintetização da vitamina.

Há outros tipos de B12, que são normalmente encontradas em algas e alimentos fermentados.

Contudo, nesse caso, elas são diferentes daqueles que o corpo humano precisa para funcionar adequadamente.

Portanto, o tipo adequado de B12 é aquela encontrada em:

  • Carnes;
  • Leites;
  • Queijos;

Como estes são alimentos geralmente não consumidos por veganos e vegetarianos, surge a dúvida: mas, o que fazer?

Felizmente, esta não é a única forma de inserir B12 na alimentação, é possível apostar na suplementação para supri-la ou em alimentos fortificados, como queijos veganos ou leites vegetais, por exemplo.

Nesse caso, ela é sintetizada em laboratório, logo não é de origem animal. Caso tenha dúvida se o produto que você ingere tem B12 vegana, vale a pena conferir o rótulo.

Quanto consumir diariamente de vitamina B12?

Nem sempre se tem a quantidade necessária para o seu corpo ingerindo somente alimentos fortificados.

Por conta disso, a suplementação de vitamina B12 para uma pessoa vegana ou vegetariana é fundamental.

Para isso, você deve consultar um profissional de saúde e assim decidir qual é o melhor suplemento.

As cápsulas de farmácias de manipulação merecem um foco especial, uma vez que podem apresentar ingredientes que são derivados de origem animal, como gelatina.

Segundo os dados da saúde, a quantidade a ser consumida diariamente varia de 2.4 microgramas (a partir dos 14 anos), 2,6 microgramas (em mulheres grávidas) e 2.8 microgramas (na amamentação).

Entretanto, alguns pesquisadores dizem que o ideal é uma quantidade maior, de 6 a 10 microgramas. Afinal, períodos de estresse e doenças são capazes de aumentar a necessidade diária desse nutriente.

No mais, a Academia Nacional de Ciências recomenda que qualquer pessoa, acima de 50 anos, vegetariano ou não, faça a suplementação da B12.

Isso porque, este nutriente é difícil para o sistema digestivo extrair e utilizar diretamente dos alimentos que são consumidos, e com o passar dos anos, a função digestiva vai ficando cada vez menos eficiente.

Sintomas da deficiência

Por ser fundamental para a integridade do sistema nervoso central e periférico, a falta da B12 pode causar mudanças hematológicas ou neurológicas.

Como são sinais considerados subjetivos, facilmente tendem a ser atribuídos a outras causas, como estresse e insônia.

Apesar disso, é importante ficar atento aos sintomas da deficiência de B12, que são eles:

  • Alterações neurológicas – há prejuízos na sensação, movimento, cognição e outras funções, o que causa formigamento nas mãos e nos pés, confusão mental e perda de memória;
  • Alterações hematológicas – é comum sentir falta de ar, vertigem, tontura, zumbido e fraqueza;
  • Demais sintomas – dificuldade de manter o equilíbrio, falta de concentração, desorientação e depressão.

Caso apresente qualquer um desses sintomas, a melhor forma de identificar o problema é através da consulta médica.

Desse modo, será possível avaliar a dosagem da vitamina B12, medindo os níveis do nutriente no organismo e adotar as medidas necessárias para suprir a falta.

Cuidando da alimentação e da saúde

Dentro de uma dieta vegana ou vegetariana, a B12 é um dos nutrientes que merece total atenção, por mais que você se alimente de modo correto e tenha uma grande variedade de alimentos nas suas refeições.

Por precisar suplementar essa vitamina, muitas pessoas podem se questionar se o vegetarianismo e o veganismo é uma dieta saudável ou adequada para os humanos.

Então, esse tipo de pensamento não faz sentido, pois independentemente da alimentação que uma pessoa tem, ela irá precisar fazer utilização de suplemento em alguma fase.

Isso também pode acontecer em razão de uma baixa quantidade de ingestão de certos alimentos ou por dificuldade de se retirar certos nutrientes do alimento e até mesmo por problemas na absorção dos nutrientes pelo organismo.

No mais, é válido apontar que se você é vegano ou vegetariano, ou esteja fazendo a transição, não espere os sintomas surgirem para suplementar a vitamina B12, comece o quanto antes.

Conclusão

A vitamina B12 é muito importante para o corpo, mas a sua origem vem dos animais, logo vegetarianos e veganos devem apostar na suplementação para garantir mais saúde.

 

Leia também em nosso blog:

 

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:

www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *