Muitas pessoas têm optado pelas compras a granel de diversos produtos. Há inclusive um novo mercado forte e em constante crescimento focado somente na venda de produtos naturais.

Com o aumento de consumidores preocupados com o meio ambiente, com sua forma de consumo e até com maior igualdade para pequenos produtores. Comprar a granel é optar pela compra fracionada, ou seja, na quantidade que deseja e não as que já foram separadas em embalagens.  E esta forma de venda traz vantagens e desvantagens que precisam ser levadas em consideração antes de partir para ação.

Produtos a Granel
Produtos a Granel

Para ajudar você neste momento, separamos uma lista com as principais vantagens e desvantagens de consumir produtos que são vendidos a granel. Veja a seguir o que acha e decida se prefere também fazer parte desta modalidade de compra tão antiga, que tem feito a cabeça de consumidores bastante jovens.

Vantagens em se comprar a granel

  1. É bom para o meio ambiente

Estudiosos acreditam que as compras a granel são a forma mais consciente de todas. Isso porque nada vem embalado, o que diminui a quantidade de lixo.

  1. Evita o desperdício

Esta vantagem também pode ser considerada como algo bom para o ambiente, já que a compra é feita de forma consciente na quantidade exata que você precisa. Assim é possível evitar o desperdício de produtos, principalmente alimentos.

Tribullus Terrestres
Tribullus Terrestres
  1. Custa mais barato

Geralmente a compra a granel é muito mais econômica. Já que tudo é feito de forma mais natural e custa menos para o produtor.

  1. Fresquinho e natural

O que é vendido a granel precisa estar sempre fresquinho e bonito, já que o consumidor olha diretamente o produto. Por isso costuma estar sempre mais fresco do que os industrializados. Isso sem falar na ausência de conservantes!

Fruta Desidratada - Gojiberry
Fruta Desidratada – Gojiberry

 

  1. Do produtor direto para sua mesa

Os produtos a granel saem do produtor, passam pela loja onde você está comprando e só. Isso ajuda a manter a economia saudável e possibilita que pequenos produtores também consigam vender seus produtos a preços justos.

Desvantagens em optar por compras a granel

Falamos em tudo que há de bom em optar pelas compras a granel. Agora vamos às desvantagens desta modalidade de compra:

  1. Não possui conservantes

É uma vantagem que pode ser transformada em desvantagem, já que o fato de os produtos a granel geralmente serem naturais e, não possuírem conservantes faz com que a vida útil seja menor.

Extrato de Soja Natural
Extrato de Soja Natural
  1. Difícil de guardar

Para armazenar os produtos a granel você precisa ter potinhos herméticos que ajudem a manter o produto sempre fresco e livre do ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *