Certamente você já ouviu falar em alimentos processados, mas saiba sobre o que são os alimentos ultra processados.

Primeiro vamos explicar o que são os alimentos processados e o que são os industrializados.

Alimentos processados são todos aqueles que sofrem uma modificação do seu estado natural. Seja por cozimento, aquecimento, congelamento, fritura, defumação, mistura, desidratação, entre outros.

varias latas com alimentos em conservas: azeitona, milho, cenoura
Evite alimentos modificados

Um exemplo simples, se pegar amoras em transformá-las em geleia, produzirá um alimento natural em processado.

Já os produtos industrializados eles são basicamente os alimentos processados feitos em larga escala, com padrões e técnicas modernas que permitem uma maior durabilidade nas prateleiras.

Na indústria, praticamente tudo é processado com a intenção de evitar perdas e prejuízos.

Os alimentos chamados de ultra processados são aqueles que passam por processamento além do necessário, normalmente com o objetivo de aumentar sua vida útil.

Os alimentos ultra processados tiram grande parte dos nutrientes e vitaminas, além do que, levam em sua maioria uma grande quantidade de conservantes.

mesa com vários alimentos industrializados: batata chips, salgadinhos, balas, biscoitos
Evite ao máximo este tipos de alimentos.

Vale ressaltar que gordura, sal e açúcar também conservam os alimentos e normalmente vem como “conservantes naturais”, uma forma de convencer que são saudáveis.

Porém, o alto conteúdo destes ingredientes nos produtos pode causar doenças como diabetes, obesidade e colesterol.

Segundo uma matéria da Revista da Fapesp, um experimento realizado por uma universidade americana, o consumo de alimentos ultra processados pode aumentar em até 1Kg de peso a cada 14 dias.

Isso mesmo, 1kg em 14 dias. Veja a matéria completa:https://revistapesquisa.fapesp.br/2019/07/10/alimentos-que-engordam/

A indústria usa de artifícios como inclusão de aromas e corantes de forma a tornar o alimento ultra processado ao mesmo tempo atraente e saboroso, desta forma o consumidor ingere uma quantidade maior sem perceber.

Nestes alimentos acabam restando pouco ou quase nada do alimento em natura.

Espetinho legumes vegano em palito de churrasco com berinjela e tomate cereja
Faça sua própria comida

A indústria precisa baratear os custos e acaba acrescentado gorduras, açúcares, sal, aromatizantes e conservantes em excesso.

Não há milagre, alimentos minimamente processados tem valor elevado. Fuja das ofertas de biscoitos, cereais matinais, embutidos e refrigerantes.

Sem falar nos rótulos com fotos atraentes e informações distorcidas sobre o produto, além dos apelos como “feito com ingredientes naturais” ou “sem conservantes artificiais” ou ainda “com mais vitaminas”

Uma pesquisa feita na França, e publicada na Revista British Medical Journal, apresentou uma relação do aumento de incidência de alguns tipos de câncer com o consumo de alimentos ultra processados.

tabela de comparação de alimentos natural e processado
imagem retirada da matéria da FAPESP: https://revistapesquisa.fapesp.br/2018/03/20/alguns-efeitos-dos-alimentos-fabricados/

O aumento da obesidade pode estar diretamente relacionado ao consumo destes alimentos, hoje 58% dos adultos e 15% das crianças estão acima do peso ideal.

A facilidade de comer o que já está pronto tem custo muito alto para a saúde.

A correria do dia a dia não pode ser desculpa no consumo destes tipos de alimentos.

Hoje a mídia e as redes sociais apresentam uma imensidão de dicas e receitas que podem ser preparadas em casa, de forma simples e rápida com alimentos in natura.

Investir em uma alimentação saudável é como uma “poupança” da saúde, viver melhor e com qualidade de vida está diretamente relacionado ao que se come.

Descascar mais e desembalar menos é o segredo.

Comida de verdade se compra na feira, nas prateleiras dos supermercados deveríamos apenas comprar itens de higiene e limpeza.

Pense nisso!

Sempre procure a orientação de um médico ou nutricionista, cada pessoa é única e desenvolve necessidades especificas.

Leia também em nosso blog:

 

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida saudável.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais. Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

 

Alimentos minimamente processados no parque são domingos,  onde comprar Alimentos minimamente processados em Pirituba, 
Alimentos minimamente processados na Vila na Leopoldina, Como preparar Alimentos minimamente processados na lapa,
onde encontrar Alimentos minimamente processados em Pirituba e parque são domingos, receitas de Alimentos minimamente processados vila Jaguará e Jaraguá
Alimentos minimamente processados no Empório Manjericão Curitiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *