Muito se fala dos seus benefícios na saúde, vamos desvendar os mitos e verdades sobre o Kefir.

Apesar de ser relativamente novo a ampla divulgação do Kerfir, o seu uso se data historicamente antes de Cristo, ou seja, estamos falando de uma bebida milenar.

Bom, mas se é tão antiga assim porque não é vendida em larga escala?

Até hoje a indústria não conseguiu produzir e manter as propriedades do Kefir.

Ao ser produzido em grande quantidade ele perde parte dos benefícios.

Kefir de leite

O Kerfir é passado entre as pessoas através de doação, e assim se mantem uma corrente de troca sem fins lucrativos, apenas alguém que doa com objetivo de ajudar ao próximo.

Entre os mitos e verdades sobre o Kefir é que ele só funciona se for doado. Na verdade, como ele não é vendido, a única forma de adquirir é através de doação.

O Kefir é um probiótico, e como tal traz inúmeras benfeitorias a saúde.

Auxilia no melhor funcionamento dos intestinos, aumenta a imunidade, ajuda no controle do diabetes e colesterol.

Os probióticos são alimentos ricos em micro-organismos vivos que trazem enormes vantagens a saúde.

Kerfir de água

Dá uma olhadinha no post que falamos em relação aos probióticos e pre-bióticos, clique aqui.

O seu consumo diário traz inúmeras vantagens, ele aumenta a absorção dos nutrientes pelos intestinos, durante sua produção a lactose é eliminada, podendo ser consumida por pessoas com intolerância a lactose.

Cultivada no mundo todo, países como a Finlândia, Rússia, Polônia, Suécia, Alemanha e Áustria o Kefir já faz parte da rotina dos moradores.

Apesar do cultivo ser relativamente fácil, o Kefir exige um cuidado diário, ao longo do tempo as pessoas desistem porque se cansam de cuidar dele todos os dias.

Kefir ótimo em vitaminas

Ele cresce em média de 5% a 7% no período de 24 horas, então chega uma momento que adquire um volume significativo, quando isto acontece ou se produz um maior volume ou doa-se o excesso.

Há dois tipos de Kefir: o de água e o de leite.

Para que ele se desenvolva é necessário um tipo de açúcar, no caso do Kefir de água deve-se acrescentar o açúcar mascavo.

Já na cultura do kefir de leite o próprio açúcar do leite o alimenta.

Se cultivado em água ele pode ser tomado puro ou misturado com sucos e vitaminas, tem um sabor azedo que lembra um pouco o vinagre.

Quanto maior a colônia mais acido ele ficará, o segredo é achar a quantidade ideal de kefir versus leite que agrade ao paladar.

No processo feito pelo leite o resultado é um produto com consistência de iogurte, sendo possível seu consumo com frutas, granolas, vitaminas e até em uso de receitas.

Os benefícios tanto no cultivo em água ou leite são bem parecidos, aliás este é outro dos mitos e verdades sobre o Kefir. Há quem ache que apenas o Kefir de leite é bom.

O sabor, textura e propriedades do Kefir podem variar de acordo com a região que ele é cultivado, sua consistência e benefícios são alterados em países que tem a temperatura muito baixa.

Estas alterações não prejudicam os seus efeitos no corpo.

O que muita gente não sabe é que ele não precisa ser cultivado só no leite de vaca, o leite de cabra, camela, ovelha e búfala também funcionam. Leite em pó não serve, mas no leite de arroz e leite de coco é possível seu cultivo.

O kefir de leite tem uma cor branca meio amarelada, parece pequenos pedaços de couve-flor, tem consistência gelatinosa e é bem bonitinho.

Já o Kefir de água é meio bege com uma cor aproximada do açúcar mascavo e com estrutura parecida ao do Kefir de leite.

Quanto maior a colônia mais leite ou água são necessários, chega uma hora que não se dá conta de consumir tudo, neste momento pode-se doa-lo.

Neste caso, deve-se separar uma quantia equivalente a uma colher de sopa, enrolar em um filme plástico e congelar. Assim ele não estraga ao ser descongelado e volta a produzir normalmente.

Alias se quiser doar seu Kefir, nos distribuímos gratuitamente a quem precisar.

É só deixar aqui no Empório Manjericão, sempre tem gente procurando.

Se nunca usou o Kefir, não tem segredo. Você vai precisar:

  • 1 vidro com capacidade aproximada de 500ml
  • um tecido fino, tipo voal para tampar o vidro
  • uma peneira
  • leite ou água + açúcar mascavo.

Mergulhe a colônia de Kerfir no leite ou a água com açúcar e deixe por 24 horas tampado com o voal, depois desse tempo coe o líquido com a peneira, reserve para o consumo.

como cultivar

Lave o Kefir com bastante água na própria peneira, de maneira que não na pia, e inicie o processo novamente por mais 24 horas.

Se quiser parar a produção por um curto período, deixe ele na geladeira e volte a produção no momento que puder.

Não ultrapasse uma semana.

O Kefir é como um animal de estimação, se for ficar fora por um longo tempo peça à alguém cuidar dele por você.

No Facebook existem várias comunidades que distribuem o Kefir, é só procurar por pessoas que estejam doando e pegar o seu. Não se esqueça de fazer o mesmo de forma que a corrente não se quebre.

Em tempos de corona vírus e aumento de imunidade o consumo de Kefir pode ser uma boa escolha.

Sempre procure a orientação de um médico ou nutricionista, cada pessoa é única e desenvolve necessidades especificas.

 

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos. Assim nos ajudar a disseminar o melhor da comida natural.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.

Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida saudável.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem  lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Faça seu pedido pelo WhatsApp 11 97052-5630.

Entregamos me toda região de Pirituba, Lapa, Leopoldina, Parque São Domingos, Vila Maria Domitila, City América, Mangalô, Jardim Santo Elias,  Jardim Regina, Vista Verde, Jaraguá e Jaguara.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

6 thoughts on “Mitos e verdades sobre o Kefir”

  1. Bom dia
    Sobre o Kefir,conheço uma pessoa que tem ,vou ver se ela me doa ,nessa epoca de pandemia tdo cuidado e pouco né .espero que ela tenha ainda .Nao sabia to bem que ele pode fazer para nosso organismo .
    Obrigada por partilha isso com a gente bjo

  2. Adorei saber de maneira simples e educativa sobre o kefir… Tenho vontade de ter! Se tiver para doar me avise por favor que irei buscar. Obrigada. Cassiana

    1. Oi Cassiana, uma época uma cliente deixava toda semana alguns para doação, sempre que temos divulgamos em nossas redes sociais. Quem sabe com este post a gente não receba mais doações. 🙂 Gratidão pelo seu comentário.

  3. Que legal! eu uso e cultivo Kefir há alguns anos e saber que vcs, como estabelecimento comercial, estimulam e incentivam o uso do kefir é sensacional! Além de consumidora, virei fã. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *