Sabe aqueles dias que se vira de um lado ao outro na cama e não consegue pegar no sono? A boa notícia é que tem alguns chás para dormir que podem ajudar.

Só o ritual de preparar o chá, segurar nas mãos a xícara quentinha e se aquietar para beber já é meio caminho andado na indução ao sono.

Muitas ervas auxiliam na hora de dormir, porém, hábitos saudáveis à noite como não assistir televisão, se desconectar do computador e celular também são fundamentais.

Um banho morno e algumas gotas de óleo essencial de lavanda nos pulsos e nuca ajudam muito a ter uma noite igualmente tranquila.

Silencio, pouca luz, um livro descompromissado, uma música suave e um ambiente tranquilo são fundamentais na hora de ir para a cama. Ah! e sem falar na meditação, uma excelente ferramenta em casos de insônia.

Então, o chá é só mais um elemento no conjunto de ações que se precisa ser adotado para ter uma noite tranquila. O chá sozinho as vezes não faz o efeito esperado.

O sono é tão importante em nossas vidas que uma sequência de noite mal dormidas consegue alterar a imunidade, contribuir  no aumento de peso, interferir nas relações interpessoais, colaborar com a obesidade,  causar irritações, modificar a capacidade de retenção de informação e aprendizado.

Entre as ervas bastante solicitadas para um sono tranquilo estão as folhas do maracujá, conhecido com o nome científico de Passiflora. Além de tranquilizar o chá de maracujá auxilia a diminuir a ansiedade. Considerado um indutor leve do sono.

Chá de folhas de maracujá

A Melissa, ou Melissa Oficinallis, tem um aroma perfumado e um sabor adocicado. Só o seu perfume já deixa qualquer um calmo, seu sabor agradável é bem aceito por crianças. Além disso, da mesma forma que o chá de maracujá é um indutor leve do sono.

folha desidratadas de melissa
Folhas de Melissa

Existem ervas que são mais fortes e que contribuem na diminuição da ansiedade, porém, não é recomendado consumir por um período longo, que é o caso do Mulungu, Valeriana e Erva de São João.

O Mulungu, de nome científico Erythrina Mulungo, necessita ser ingerido apenas a noite. Seu princípio ativo está na casca da arvore, que é fervida e não colocada em infusão. De sabor neutro, não deve ser consumido por crianças.

chá mulungu é ansiolitico
casca de mulungu para fazer o chá

O chá de Valeriana é bastante popular, mas ele tem um aroma desagradável, entretanto, o seu sabor não é ruim. Por se tratar de uma raiz também precisa ser fervido, da mesma forma que o mulungu. Muito usado ainda como ansiolítico. Não é aconselhado para crianças.

raízes de valeriana
O chá de valeriana é preparado com a raiz

E por último o Hypericum, popularmente chamado de Erva de São João. Há mais dificuldade em achar e comprar este poderoso calmante, ele é menos popular, porém, tem um efeito relaxante excelente, o que é fundamental aos agitados na hora de adormecer. É fácil de achar o Hypericum em capsulas e pouco comum encontrar em erva.

Vamos lembrar de que maneira um chá dever ser preparado:

  • Ervas e folhas:
    1. Ferva uma xícara de chá de água
    2. Coloque 1 colher de chá da erva
    3. Tampe e deixe sob infusão por 15 minutos
    4. Coe e tome morno e sem açúcar
  • Raizes, caules e cascas
    1. Ferva uma xícara de chá de água
    2. Coloque 1 colher de chá da erva
    3. Deixe ferver por 2 minutos
    4. Coe e tome morno e sem açúcar
  • Se for fazer os dois juntos
    1. Ferva uma xícara de chá de água
    2. primeiro ferva as casca, caules e cascas
    3. desligue e coloque a erva
    4. deixe em infusão por 15 minutos
    5. Coe e tome morno e sem açúcar

 

Assista e este vídeo e aprenda o melhor jeito de preparar um chá

https://www.youtube.com/watch?v=7lxuP0QIVeY

Qualquer pessoa pode tomar um chá para dormir?

Só um médico poderá fazer um avaliação e dizer com certeza se pode ou não consumir determinados chás.

Crianças muito agitadas podem ingerir chás calmantes?

Um chazinho leve como o de melissa consegue contribuir para acalmar a criançada, mas vale as regras acima para diminuir a atividade de todos na casa. Lembre-se que os pequenos imitam as atitudes dos adultos.

Qual o melhor horário no consumo de um chá que contribui para dormir?

Sempre a noite, assim é possível evitar a possibilidade de ficar assonado durante o dia.

Diabéticos podem tomar chás para induzir ao sono?

A princípio nenhuma restrição, mas atenção consulte um médico, pois alguns chás conseguem interferir na absorção de drogas.

Apesar de todas a dicas acima, deixaremos registrados aqui que absolutamente nada substitui uma avaliação médica. Chás são remédios e devem ser consumidos com moderação, pois influenciam no efeito de medicamentos.

Aquela velha frase: “se não fizer bem, mal também não faz” não é verdadeira no caso dos fitoterápicos. Fique atento e busque orientação profissional.

Leia também em nosso blog:

Gostou? Deixe seu comentário aqui em baixo e compartilhe com os amigos.

Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel. Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.

O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose: www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nossa newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.

Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.

 

Chá para dormir parque são domingos, insonia em Pirituba, chá para ansiedade Leopoldina,  remédio natural para dormir na lapa,

 

 

One thought on “Chás para dormir melhor”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *